EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PREVENÇÃO DOS AGRAVAMENTOS DA AMBLIOPIA E SEUS CUIDADOS.
Palavras-chave:
Educação em Saúde, Prevenção de Doenças, AmbliopiaResumo
Introdução: A ambliopia é uma patologia oftalmológica, que afeta principalmente a população pediátrica, que se não tratada adequadamente, torna-se irreversível. A ambliopia tem inúmeras complicações, desde prejuízos da capacidade visual, diminuição da velocidade de leitura, até alterações psicossociais. Se abordada e tratada em tempo oportuno, a expectativa de melhora aumenta de forma significativa, por isso é extremamente importante que os pais ou responsáveis tenham o pleno conhecimento dessa patologia (MAGALHÃES, 2016). Objetivo: Realizar ações de educação em saúde nas Escolas de Ensino Infantil, direcionada aos professores, diretores e profissionais das unidades, como também aos pais e cuidadores com o intuito de promover o conhecimento sobre a ambliopia, suas complicações e sua conduta. Metodologia: O projeto foi realizado em comunhão com a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande - MS (SEMED) e com as Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEI), o público alvo foram os pais, responsáveis legais e cuidadores de crianças com idade de até 6 anos que frequentam as EMEIs participantes do projeto, assim como os professores, diretores e profissionais das unidades. Para as ações, foi escolhida a metodologia ativa de ensino em saúde, o método Action Maze, que consiste em uma roda de conversa com descrição e apresentação de um caso clínico, em que os envolvidos analisam, opinam e decidem a cerca de uma lista de alternativas de soluções, ressaltando os pontos negativos e positivos das mesmas, sendo discutido sobre a ambliopia, suas manifestações clínicas, suas complicações e seu tratamento. Ao final, foi caracterizado a melhor alternativa e discutido pelo responsável da aplicação do método. Resultados: Houve a capacitação e o treinamento de pais, responsáveis legais, professores, diretores e cuidadores de crianças com idade de até 6 anos nas EMEIs Professora Geórgia de Fátima e Lúcia Ângela de Castro Costa. Como também a retirada de dúvidas da população, além do reconhecimento de crianças com ambliopia nas instituições onde o projeto foram realizados. Discussão: A ambliopia não se restringe somente ao comprometimento funcional por falta de estímulo, mas compreende também alterações orgânicas, uma vez que a privação prolongada de respostas aferentes a estruturas visuais do sistema nervoso central pode levar a danos neurológicos. Para seu tratamento e correção de danos a saúde, o mais correto seria o diagnóstico e a intervenção o mais breve possível, sendo assim, o que para isso, o conhecimento da comunidade sobre a patologia é de fundamental importância. Conclusões: Conclui-se que o projeto cumpriu com seu propósito, com o desenvolvimento de ações nas EMEIs, com elaboração de material teórico, com o treinamento das equipe dos profissionais das escolas e com o desenvolvimento de aulas expositivas.
Referências
KANSKI, J. J. Oftalmologia clínica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
MAGALHAES, A. A Ambliopia: Um problema de saúde pública. Revista Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, [S. l.], v. 40, n. 2, 2016. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/index.php/ oftalmologia/article/view/9574. Acesso em: 19 fev. 2021.
BECHARA, Samir Jacob; KARA-JOSE, Newton. Detecção e tratamento de pacientes amblíopes na cidade de São Paulo, SP (Brasil). Rev. Saúde Pública, São Paulo , v. 21, n. 4, p. 326-330, Aug. 1 9 8 7 . A v a i l a b l e f r o m < h t t p : / / w w w . s c i e l o . b r / s c i e l o . p h p ? script=sci_arttext&pid=S0034-89101987000400006&lng=en&nrm=iso>. access on 19 Feb. 2021. https://doi.org/10.1590/S0034-89101987000400006.