EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PREVENÇÃO DOS AGRAVAMENTOS DA AMBLIOPIA E SEUS CUIDADOS.

Autores

  • Maria Eduarda Curado de Oliveira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Pedro Henrique Canale Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Andrea Cristina Grubits Gonçalves de Oliveira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Prevenção de Doenças, Ambliopia

Resumo

Introdução: A ambliopia é uma patologia oftalmológica, que afeta principalmente a população pediátrica, que se não tratada adequadamente, torna-se irreversível. A ambliopia tem inúmeras complicações, desde prejuízos da capacidade visual, diminuição da velocidade de leitura, até alterações psicossociais. Se abordada e tratada em tempo oportuno, a expectativa de melhora aumenta de forma significativa, por isso é extremamente importante que os pais ou responsáveis tenham o pleno conhecimento dessa patologia (MAGALHÃES, 2016). Objetivo: Realizar ações de educação em saúde nas Escolas de Ensino Infantil, direcionada aos professores, diretores e profissionais das unidades, como também aos pais e cuidadores com o intuito de promover o conhecimento sobre a ambliopia, suas complicações e sua conduta. Metodologia: O projeto foi realizado em comunhão com a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande - MS (SEMED) e com as Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEI), o público alvo foram os pais, responsáveis legais e cuidadores de crianças com idade de até 6 anos que frequentam as EMEIs participantes do projeto, assim como os professores, diretores e profissionais das unidades. Para as ações, foi escolhida a  metodologia ativa de ensino em saúde, o método Action Maze, que consiste em uma roda de conversa com descrição e apresentação de um caso clínico, em que os envolvidos analisam, opinam e decidem a cerca de uma lista de alternativas de soluções, ressaltando os pontos negativos e positivos das mesmas, sendo discutido sobre a ambliopia, suas manifestações clínicas, suas complicações e seu tratamento. Ao final, foi caracterizado a melhor alternativa e discutido pelo responsável da aplicação do método. Resultados: Houve a capacitação e o treinamento de pais, responsáveis legais, professores, diretores e cuidadores de crianças com idade de até 6 anos nas EMEIs Professora Geórgia de Fátima e Lúcia Ângela de Castro Costa. Como também a retirada de dúvidas da população, além do reconhecimento de crianças com ambliopia nas instituições onde o projeto foram realizados. Discussão: A ambliopia não se restringe somente ao comprometimento funcional por falta de estímulo, mas compreende também alterações orgânicas, uma vez que a privação prolongada de respostas aferentes a estruturas visuais do sistema nervoso central pode levar a danos neurológicos. Para seu tratamento e correção de danos a saúde, o mais correto seria o diagnóstico e a intervenção o mais breve possível, sendo assim, o que para isso, o conhecimento da comunidade sobre a patologia é de fundamental importância. Conclusões: Conclui-se que o projeto cumpriu com seu propósito, com o desenvolvimento de ações nas EMEIs, com elaboração de material teórico, com o treinamento das equipe dos profissionais das escolas e com o desenvolvimento de aulas expositivas.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Curado de Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Autor, Medicina, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Pedro Henrique Canale, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Coautor, Medicina, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul;

Andrea Cristina Grubits Gonçalves de Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Orientador, Medicina, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.

Referências

KANSKI, J. J. Oftalmologia clínica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

MAGALHAES, A. A Ambliopia: Um problema de saúde pública. Revista Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, [S. l.], v. 40, n. 2, 2016. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/index.php/ oftalmologia/article/view/9574. Acesso em: 19 fev. 2021.

BECHARA, Samir Jacob; KARA-JOSE, Newton. Detecção e tratamento de pacientes amblíopes na cidade de São Paulo, SP (Brasil). Rev. Saúde Pública, São Paulo , v. 21, n. 4, p. 326-330, Aug. 1 9 8 7 . A v a i l a b l e f r o m < h t t p : / / w w w . s c i e l o . b r / s c i e l o . p h p ? script=sci_arttext&pid=S0034-89101987000400006&lng=en&nrm=iso>. access on 19 Feb. 2021. https://doi.org/10.1590/S0034-89101987000400006.

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Oliveira, M. E. C. de, Canale, P. H., & Oliveira, A. C. G. G. de. (2024). EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PREVENÇÃO DOS AGRAVAMENTOS DA AMBLIOPIA E SEUS CUIDADOS. ANAIS DO III JORMED, 1. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/jormed/article/view/9739