EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ÊNFASE NO HIV ASSOCIADA À LEITURA EDUCATIVA PARA PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE
Palavras-chave:
Educação em Saúde, HIV, LeituraResumo
Introdução: Este projeto destaca a importância crucial da educação em saúde como um meio essencial para aprimorar as condições de saúde dos indivíduos privados de liberdade, capacitando-os a assumir a responsabilidade por seu bem-estar e a reconhecer potenciais ameaças à saúde. Objetivo: O objetivo central é realizar ações educativas sobre o HIV na Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira, em Campo Grande, MS, com foco nas medidas preventivas de saúde, visando informar e conscientizar o público-alvo. Descrição: Para atingir esses objetivos, foram enviados conteúdos digitais sobre o HIV, abordando fatores de risco, prevenção e tratamento. Esses materiais educativos foram apresentados por meio de vídeos, com duração de 5 a 10 minutos, mediados por um interlocutor que estabeleceu contato direto com os detentos através da tecnologia audiovisual. O material proporcionou uma compreensão abrangente sobre o HIV, elucidando fatores de risco, sinais e sintomas e métodos de prevenção, visando familiarizar os detentos com o tema. Além disso, o projeto destaca a leitura educativa como ferramenta para a redução de pena, alinhando-se ao projeto "Leitura educativa a pessoas em situação de privação de liberdade em MS". Durante a execução do projeto, foram realizadas correções mensais de redações escritas pelos participantes, abordando clássicos da literatura brasileira. Essas ações visavam estimular o desenvolvimento do senso crítico e a prática de leitura entre os detentos, enquanto proporcionavam conhecimento sobre saúde. Discussão: Os resultados foram significativos com os detentos participantes reduzindo suas penas por meio da aprovação das redações, evidenciando melhorias nas habilidades de leitura e análise crítica. A educação em saúde desempenhou um papel crucial ao fornecer informações essenciais sobre o HIV, resultando em uma melhor compreensão sobre a temática. Conclusão: Este projeto foi fundamental na promoção da igualdade de acesso à educação e saúde, contribuindo para a reintegração social dos privados de liberdade, evidenciando impactos benéficos na saúde e educação da população carcerária e, consequentemente, na sociedade como um todo.
Referências
BOSSONARIO, P. A. et al. Assistência às pessoas com, HIV/AIDS no cárcere: revisão de literatura. Texto & Contexto Enfermagem, [S.l.], v. 29 e.20180324, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0324. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/tce/a/vYGmxMmJx7WQwNcVT6YFt6x/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 25 mar. 2022
SGARBI, Renata Viebrantz Enne. HIV na população privada de liberdade em Mato Grosso do Sul. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências da Saúde. Dourados, MS, 2015.
PORTELA, Gustavo. Atenção Primária à Saúde: um ensaio sobre conceitos aplicados aos estudos nacionais. Revista Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 27, n. 2, p. 255-276, 2017.