EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ÊNFASE NO HIV ASSOCIADA À LEITURA EDUCATIVA PARA PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE

Autores

  • Franciane Farias da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Bárbara Cristina Andrade Dalla Costa Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Vinícius Pereira do Carmo Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Thaiany Rabelo de Carvalho Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Katia Juliane Lopes de Oliveira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Educação em Saúde, HIV, Leitura

Resumo

Introdução: Este projeto destaca a importância crucial da educação em saúde como um meio essencial para aprimorar as condições de saúde dos indivíduos privados de liberdade, capacitando-os a assumir a responsabilidade por seu bem-estar e a reconhecer potenciais ameaças à saúde. Objetivo: O objetivo central é realizar ações educativas sobre o HIV na Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira, em Campo Grande, MS, com foco nas medidas preventivas de saúde, visando informar e conscientizar o público-alvo. Descrição: Para atingir esses objetivos, foram enviados conteúdos digitais sobre o HIV, abordando fatores de risco, prevenção e tratamento. Esses materiais educativos foram apresentados por meio de vídeos, com duração de 5 a 10 minutos, mediados por um interlocutor que estabeleceu contato direto com os detentos através da tecnologia audiovisual. O material proporcionou uma compreensão abrangente sobre o HIV, elucidando fatores de risco, sinais e sintomas e métodos de prevenção, visando familiarizar os detentos com o tema. Além disso, o projeto destaca a leitura educativa como ferramenta para a redução de pena, alinhando-se ao projeto "Leitura educativa a pessoas em situação de privação de liberdade em MS". Durante a execução do projeto, foram realizadas correções mensais de redações escritas pelos participantes, abordando clássicos da literatura brasileira. Essas ações visavam estimular o desenvolvimento do senso crítico e a prática de leitura entre os detentos, enquanto proporcionavam conhecimento sobre saúde. Discussão: Os resultados foram significativos com os detentos participantes reduzindo suas penas por meio da aprovação das redações, evidenciando melhorias nas habilidades de leitura e análise crítica. A educação em saúde desempenhou um papel crucial ao fornecer informações essenciais sobre o HIV, resultando em uma melhor compreensão sobre a temática. Conclusão: Este projeto foi fundamental na promoção da igualdade de acesso à educação e saúde, contribuindo para a reintegração social dos privados de liberdade, evidenciando impactos benéficos na saúde e educação da população carcerária e, consequentemente, na sociedade como um todo.

Biografia do Autor

Franciane Farias da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Autor, Medicina, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul;

Bárbara Cristina Andrade Dalla Costa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Coautor, Medicina, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul;

Vinícius Pereira do Carmo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

 Coautor, Medicina, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul;

Thaiany Rabelo de Carvalho, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Coautor, Medicina, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul;

Katia Juliane Lopes de Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Orientadora, Docente do Curso de Medicina, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Referências

BOSSONARIO, P. A. et al. Assistência às pessoas com, HIV/AIDS no cárcere: revisão de literatura. Texto & Contexto Enfermagem, [S.l.], v. 29 e.20180324, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0324. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/tce/a/vYGmxMmJx7WQwNcVT6YFt6x/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 25 mar. 2022

SGARBI, Renata Viebrantz Enne. HIV na população privada de liberdade em Mato Grosso do Sul. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências da Saúde. Dourados, MS, 2015.

PORTELA, Gustavo. Atenção Primária à Saúde: um ensaio sobre conceitos aplicados aos estudos nacionais. Revista Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 27, n. 2, p. 255-276, 2017.

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Silva, F. F. da, Costa, B. C. A. D., Carmo, V. P. do, Carvalho, T. R. de, & Oliveira, K. J. L. de. (2024). EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ÊNFASE NO HIV ASSOCIADA À LEITURA EDUCATIVA PARA PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE. ANAIS DO III JORMED, 1. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/jormed/article/view/9734

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