AVALIAÇÃO DE TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS POR MEIO DO QUESTIONÁRIO SRQ-20 EM ACADÊMICOS DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Felipe Chaves Lopes Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Tânia Christina Marchesi de Freitas Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Questionário de Saúde do Paciente, Transtornos mentais, Saúde do Estudante

Resumo

Introdução: o transtorno mental comum (TMC), é uma condição que se refere à situação de saúde que não preenche critérios formais suficientes para diagnósticos de depressão e/ou ansiedade segundo as classificações do DSM-V (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders – 5a edição) e CID-11 (Classificação Internacional de Doenças – 11ª revisão). Objetivos: identificar a prevalência de “suspeição” de transtornos mentais comuns por meio do questionário Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20), caracterizar o perfil sociodemográfico dos acadêmicos de graduação do curso de medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) de acordo com as seguintes variáveis: nome (opcional), idade, sexo, ano escolar, renda mensal familiar média, distância da residência à universidade, realização de atividades extracurriculares, presença ou não de vínculo empregatício. Metodologia: trata-se de um estudo desenvolvido entre 2022-2023, descritivo, quantitativo, transversal, sendo a população pesquisada composta pelos acadêmicos devidamente matriculados e que estavam entre o 1ª e 4ª ano de medicina, CAAE: 66568122.0.0000.8030. Resultados: utilizou-se para as mulheres o ponto de corte no escore de 7, para os homens o ponto de corte no escore 5. Quanto à classificação no Self-Reporting Questionnaire-20, 36,7% dos acadêmicos participantes (n=55) foram classificados como “não suspeição para transtorno mental comum” e 63,3% (n=95) foram classificados como “suspeição para transtorno mental comum”, ou seja, a prevalência de suspeição de “Transtornos mentais comuns” (TMC) nessa amostra, verificada através do SRQ-20 validado para o contexto brasileiro, foi de 63,3% apresentando associação significativa com o período do curso (p = 0,016). Discussão: houve diferença significativa entre estudantes de diferentes anos escolares em relação ao escore no SRQ-20, sendo que os estudantes do segundo ano apresentaram escores mais altos (87,1% - n=27) quando comparados com aqueles do primeiro, terceiro e quarto anos do curso (p<0,05). Outros estudos acerca da temática possibilitaram associação estatisticamente significativa com outras condições que influenciam na vida dos acadêmicos, como o processo de ensino-aprendizagem e aspectos psicossociais que podem ser úteis para entender melhor a conjuntura que se configura na UEMS. Conclusão: os dados encontrados demonstraram elevada prevalência de “suspeição” de transtorno mental comum nesta população, em consonância ao que se tem descritos em outros estudos.

Biografia do Autor

Felipe Chaves Lopes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Autor, acadêmico de medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS);

Tânia Christina Marchesi de Freitas, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Orientadora, docente do curso de medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Referências

SANTOS, G. B. V. et al. Prevalência de transtornos mentais comuns e fatores associados em moradores da área urbana de São Paulo, Brasil. Cadernos de Saúde Pública [online]. v. 35, n. 11, 2019. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/csp/a/B4xZbzc6ZLt5ghtsdXJq9gf/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 10 Ago. 2023.

KUMINEK, R.; CONCEIÇÃO, J. Transtorno mental comum entre acadêmicos do curso de medicina da universidade do contestado: prevalência e fatores associados. Brazilian Journal of Health Review. v. 6, n. 3, p.10047-10060, 2023. Disponível em:<https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/59943>. Acesso em 10 Ago. 2023.

SANTOS, K. O. B. et al. Avaliação de um instrumento de mensuração de morbidade psíquica: estudo de validação do self-reporting questionnaire (SRQ-20). Revista Baiana de Saúde Pública [online]. v. 34, n. 3, p.544-560, 2010. Disponível em:<https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/54/54>. Acesso em 10 Ago. 2023.

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Lopes, F. C., & Freitas, T. C. M. de. (2024). AVALIAÇÃO DE TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS POR MEIO DO QUESTIONÁRIO SRQ-20 EM ACADÊMICOS DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL. ANAIS DO III JORMED, 1. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/jormed/article/view/9733

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)