ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA DO 6º ANO DA UEMS SOBRE O INTERNATO REGIONAL NA FORMAÇÃO MÉDICA E PESSOAL.

Autores

  • Cristal de Carvalho Mostacada de Souza Rocha Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Bruna Sheraichi Benetti Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Raffael Mael Sussuarana Silva Lobo Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Júlia Mina Firmiano Cyrino Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Mirella Ferreira da Cunha Santos Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Internato de Medicina, Estágio Médico, Relações médico-paciente

Resumo

Introdução:  O internato regional é realizado por acadêmicos do sexto ano da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e envolve a orientação dos alunos por preceptores em áreas remotas do estado, proporcionando experiências e oportunidades únicas. Com papel crucial na formação médica, prepara os alunos para desafios clínicos e éticos do mundo real, contribuindo para seu crescimento pessoal e profissional. A percepção dos acadêmicos sobre essa fase é essencial para avaliar a eficácia do currículo da universidade e as oportunidades e desafios que enfrentam, de forma a corroborar melhorias nas práticas adotadas. Objetivo: O objetivo geral do projeto de pesquisa foi “Analisar e compreender a percepção dos acadêmicos internos de medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, matriculados no sexto ano no ano de 2022 e as repercussões psicossociais do internato regional nos acadêmicos de medicina do último ano letivo.” Metodologia: Estudo transversal, com coleta de dados por meio de formulário Google Forms com TCLE e dezessete questões aplicadas a estudantes matriculados no 6º ano da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Amostra foi escolhida por conveniência. Estatística realizada por associação entre variáveis dependentes e independentes por meio do teste do qui-quadrado de Pearson com correção (Programa Jamovi, Nível de Significância de 5%), respeitando todos aspectos éticos. Resultados: A análise do Internato Regional na formação dos estudantes de medicina da UEMS destaca sua significativa influência no desenvolvimento clínico e pessoal desses futuros profissionais da saúde, além do aprimoramento técnico. Discussão: A imersão por período prolongado do internato regional, sob boa preceptoria, oferece uma oportunidade para aplicar conhecimentos teóricos na prática. Também fortalece habilidades clínicas, aprimorando a tomada de decisões e construindo confiança nas interações com os pacientes. Além disso, o Internato Regional desempenha um papel transformador ao cultivar empatia, compaixão e compreensão das várias dimensões da prática médica, incluindo sua influência cultural e social. Conclusão:  Fica evidente que o Internato Regional é essencial para a formação de médicos proficientes e compassivos, prontos para impactar positivamente para a sociedade, uma vez que contribui para formação de médicos sensíveis, capazes de lidar com a complexidade do campo médico.

Biografia do Autor

Cristal de Carvalho Mostacada de Souza Rocha, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Autor, Medicina, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Bruna Sheraichi Benetti, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

 Coautor, Medicina, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Raffael Mael Sussuarana Silva Lobo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Coautor, Medicina, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Júlia Mina Firmiano Cyrino, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Coautor, Medicina, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mirella Ferreira da Cunha Santos, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Orientador, Docente do Curso de Medicina, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Referências

STARFIELD, B. Atenção primária e saúde. In: Starfield, B. Atenção primária: equilíbrio entre necessidades, serviços e tecnologia. Brasília: Unesco; Ministério da Saúde, 2002. p. 19-98.

GARDENAL, R. V. C. et al. Estágio Supervisionado Regional: Visão do Aluno, Revista Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro, v. 35, n. 4, p. 574-577, Dec. 2011.

COSTA, F. D.; AZEVEDO, R. C. S. Empatia, relação médico-paciente e formação em medicina: um olhar qualitativo. Revista brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 34, n. 2, p. 261-269, jun. 2010.

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Rocha, C. de C. M. de S., Benetti, B. S., Lobo, R. M. S. S., Cyrino, J. M. F., & Santos, M. F. da C. (2024). ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA DO 6º ANO DA UEMS SOBRE O INTERNATO REGIONAL NA FORMAÇÃO MÉDICA E PESSOAL . ANAIS DO III JORMED, 1. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/jormed/article/view/9730

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