ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA DO 6º ANO DA UEMS SOBRE O INTERNATO REGIONAL NA FORMAÇÃO MÉDICA E PESSOAL.
Palavras-chave:
Internato de Medicina, Estágio Médico, Relações médico-pacienteResumo
Introdução: O internato regional é realizado por acadêmicos do sexto ano da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e envolve a orientação dos alunos por preceptores em áreas remotas do estado, proporcionando experiências e oportunidades únicas. Com papel crucial na formação médica, prepara os alunos para desafios clínicos e éticos do mundo real, contribuindo para seu crescimento pessoal e profissional. A percepção dos acadêmicos sobre essa fase é essencial para avaliar a eficácia do currículo da universidade e as oportunidades e desafios que enfrentam, de forma a corroborar melhorias nas práticas adotadas. Objetivo: O objetivo geral do projeto de pesquisa foi “Analisar e compreender a percepção dos acadêmicos internos de medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, matriculados no sexto ano no ano de 2022 e as repercussões psicossociais do internato regional nos acadêmicos de medicina do último ano letivo.” Metodologia: Estudo transversal, com coleta de dados por meio de formulário Google Forms com TCLE e dezessete questões aplicadas a estudantes matriculados no 6º ano da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Amostra foi escolhida por conveniência. Estatística realizada por associação entre variáveis dependentes e independentes por meio do teste do qui-quadrado de Pearson com correção (Programa Jamovi, Nível de Significância de 5%), respeitando todos aspectos éticos. Resultados: A análise do Internato Regional na formação dos estudantes de medicina da UEMS destaca sua significativa influência no desenvolvimento clínico e pessoal desses futuros profissionais da saúde, além do aprimoramento técnico. Discussão: A imersão por período prolongado do internato regional, sob boa preceptoria, oferece uma oportunidade para aplicar conhecimentos teóricos na prática. Também fortalece habilidades clínicas, aprimorando a tomada de decisões e construindo confiança nas interações com os pacientes. Além disso, o Internato Regional desempenha um papel transformador ao cultivar empatia, compaixão e compreensão das várias dimensões da prática médica, incluindo sua influência cultural e social. Conclusão: Fica evidente que o Internato Regional é essencial para a formação de médicos proficientes e compassivos, prontos para impactar positivamente para a sociedade, uma vez que contribui para formação de médicos sensíveis, capazes de lidar com a complexidade do campo médico.
Referências
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