PROMOÇÃO EM SAÚDE ACERCA DA DEPRESSÃO PARA POPULAÇÃO PRIVADA DE LIBERDADE ASSOCIADA A LEITURA EDUCATIVA
Palavras-chave:
Depressão, Educação em Saúde, PrisioneirosResumo
Introdução: O direito à saúde pública e a contribuição para a promoção da educação em saúde às pessoas privadas de liberdade são ações regulamentadas pela Constituição Federal e fazem parte das responsabilidades dos profissionais da saúde, além de representar um grande desafio. Aliado a isso, insere-se a leitura educativa que tem o papel de reinserir na sociedade os detentos e permite a remição de pena de quatro dias por obra lida que tenha sua resenha aprovada. Objetivo: O objetivo deste relato de experiência é descrever as atividades realizadas pelas acadêmicas bolsistas do projeto de extensão intitulado: “Leitura educativa a pessoas em situação de privação de liberdade em MS”. Descrição: Em virtude das medidas sanitárias implementadas, devido a COVID-19, as atividades do projeto foram realizadas de forma remota. A população privada de liberdade vinculada às atividades de extensão desenvolvidas assistia um vídeo com o objetivo de promover a saúde, abordando a depressão e através de um interlocutor podia mandar recados, por escrito, com dúvidas e comentários. Além disso, a leitura educativa associada a remição de pena ocorria através da escrita de resenhas críticas sobre obras literárias que eram avaliadas em formulário próprio, pelas acadêmicas bolsistas, e quando aprovadas permitiam a remição de quatro dias de pena. Discussão: O projeto proporcionou às acadêmicas um aprimoramento dos conhecimentos universitários, destacando-se as trocas escritas com os participantes. A mensuração dos resultados das atividades mostrou-se desafiadora. Conclusão: Logo, o projeto proporcionou enriquecimento acadêmico, apesar da dificuldade em mensurar seus impactos.
Referências
DE MARIA, Maira Luana dos Santos; DA COSTA, Rosângela Fátima. ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM DETENTOS. UNIFUNEC CIÊNCIAS DA SAÚDE E BIOLÓGICAS, v. 3, n. 6, p. 1-11, 2020.
ALMEIDA, Jailson José Firino de. Remição de pena pela leitura na Penitenciaria de Segurança Máxima Criminalista Geraldo Beltrão: despertando para a liberdade. 2020.
CONSTANTINO, Patrícia; ASSIS, Simone Gonçalves de; PINTO, Liana Wernersbach. O impacto da prisão na saúde mental dos presos do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 2089-2100, 2016.