PROMOÇÃO EM SAÚDE ACERCA DA DEPRESSÃO PARA POPULAÇÃO PRIVADA DE LIBERDADE ASSOCIADA A LEITURA EDUCATIVA

Autores

  • Bárbara Cristina Andrade Dalla Costa Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Franciane Farias da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Thaiany Rabelo de Carvalho Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Maria Clara Batista Vieira Lula Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Katia Juliane Lopes de Oliveira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Depressão, Educação em Saúde, Prisioneiros

Resumo

Introdução: O direito à saúde pública e a contribuição para a promoção da educação em saúde às pessoas privadas de liberdade são ações regulamentadas pela Constituição Federal e fazem parte das responsabilidades dos profissionais da saúde, além de representar um grande desafio. Aliado a isso, insere-se a leitura educativa que tem o papel de reinserir na sociedade os detentos e permite a remição de pena de quatro dias por obra lida que tenha sua resenha aprovada. Objetivo: O objetivo deste relato de experiência é descrever as atividades realizadas pelas acadêmicas bolsistas do projeto de extensão intitulado: “Leitura educativa a pessoas em situação de privação de liberdade em MS”. Descrição: Em virtude das medidas sanitárias implementadas, devido a COVID-19, as atividades do projeto foram realizadas de forma remota. A população privada de liberdade vinculada às atividades de extensão desenvolvidas assistia um vídeo com o objetivo de promover a saúde, abordando a depressão e através de um interlocutor podia mandar recados, por escrito, com dúvidas e comentários. Além disso, a leitura educativa associada a remição de pena ocorria através da escrita de resenhas críticas sobre obras literárias que eram avaliadas em formulário próprio, pelas acadêmicas bolsistas, e quando aprovadas permitiam a remição de quatro dias de pena. Discussão: O projeto proporcionou às acadêmicas um aprimoramento dos conhecimentos universitários, destacando-se as trocas escritas com os participantes. A mensuração dos resultados das atividades mostrou-se desafiadora. Conclusão: Logo, o projeto proporcionou enriquecimento acadêmico, apesar da dificuldade em mensurar seus impactos.

Biografia do Autor

Bárbara Cristina Andrade Dalla Costa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Autora, Medicina, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Franciane Farias da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Coautora, Medicina, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Thaiany Rabelo de Carvalho, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Coautora, Medicina, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Maria Clara Batista Vieira Lula, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Coautora, Medicina, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Katia Juliane Lopes de Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

 Orientadora, Docente Orientadora, Medicina, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Referências

DE MARIA, Maira Luana dos Santos; DA COSTA, Rosângela Fátima. ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM DETENTOS. UNIFUNEC CIÊNCIAS DA SAÚDE E BIOLÓGICAS, v. 3, n. 6, p. 1-11, 2020.

ALMEIDA, Jailson José Firino de. Remição de pena pela leitura na Penitenciaria de Segurança Máxima Criminalista Geraldo Beltrão: despertando para a liberdade. 2020.

CONSTANTINO, Patrícia; ASSIS, Simone Gonçalves de; PINTO, Liana Wernersbach. O impacto da prisão na saúde mental dos presos do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 2089-2100, 2016.

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Costa, B. C. A. D., da Silva, F. F., de Carvalho, T. R., Lula, M. C. B. V., & de Oliveira, K. J. L. (2024). PROMOÇÃO EM SAÚDE ACERCA DA DEPRESSÃO PARA POPULAÇÃO PRIVADA DE LIBERDADE ASSOCIADA A LEITURA EDUCATIVA. ANAIS DO III JORMED, 1. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/jormed/article/view/9726

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)