PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE MEDICINA SOBRE O USO DO SISREG III NA REGULAÇÃO DE VAGAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Informática Médica, Sistemas de Informação, Gestão em SaúdeResumo
Introdução: O Sistema Nacional de Regulação - SISREG III é uma ferramenta "online" de gestão e gerência de secretarias de saúde no contexto do Complexo Regulador, desde a APS até internações hospitalares. A partir do uso de protocolos de consultas, exames e procedimentos, o profissional faz a regulação de vagas nos serviços de saúde, delimitando a prioridade de cada pedido e atendendo ao princípio de equidade do SUS. Tal sistema foi conhecido pelas alunas em virtude do projeto PET-Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho), o qual visa a promoção à saúde por meio do trabalho, bem como a integração do ensino-serviço-comunidade. Objetivo: Conhecer o processo de regulação ambulatorial na cidade de Campo Grande-MS e avaliar, por método observacional, como o SISREG III garante a celeridade do processo. Descrição: Nas atividades do PET-Saúde Gestão, as acadêmicas de medicina tiveram a oportunidade de conhecer, na prática, o papel do regulador na comunicação entre os diferentes níveis de atenção à saúde, o qual agrega para a experiência na vida profissional das participantes. Discussão: Durante as atividades, foram observadas as fraquezas e as potencialidades do SISREG III para a regulação de vagas. O aspecto mais relevante para a prática médica foi o conhecimento dos protocolos para exames, procedimentos e consultas, pois o correto preenchimento influencia a qualidade do cuidado. Assim, muitas solicitações são devolvidas por não cumprirem com as diretrizes sugeridas, atrasando o tratamento do paciente e, consequentemente, aumentando o tempo de espera para o procedimento desejado. Ademais, há diversos pontos de melhoria para o SISREG III, como a não execução de ações com uso do teclado, a dependência do regulador para checagem de dados e se profissional está autorizado a fazer a solicitação. Conclusão: Observa-se a necessidade de maior disseminação do conhecimento entre os profissionais de saúde acerca dos protocolos, o que melhoraria a resolutividade, agilidade e qualidade do SUS para com a população atendida. Por fim, a equipe de desenvolvimento de software do SISREG III precisa integrá-lo às normas e às diretrizes do protocolo mencionado anteriormente, visando a eficiência e corretude do processo de regulação.
Referências
BARBOSA, Dayse Vieira Santos; BARBOSA, Nelson Bezerra; NAJBERG, Estela. Regulação em Saúde: desafios à governança do SUS. Cadernos Saúde Coletiva, v. 24, p. 49-54, 2016.
BASTOS, Luzia Beatriz Rodrigues et al. Práticas e desafios da regulação do Sistema Único de Saúde. Revista de Saúde Pública, v. 54, 2020.
JUNIOR, Evandro Luiz Catunda Medeiros et al. Sistema de Regulação da Saúde do SUS. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, v. 16, n. 7, p. 6849-6863, 2023.