PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE MEDICINA SOBRE O USO DO SISREG III NA REGULAÇÃO DE VAGAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ana Caroline Acosta Notaroberto Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Jamileh Marinho de Carvalho Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Thaís Melise Lopes Pina Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Mariana de Oliveira Mauro Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Informática Médica, Sistemas de Informação, Gestão em Saúde

Resumo

Introdução: O Sistema Nacional de Regulação - SISREG III é uma ferramenta "online" de gestão e gerência de secretarias de saúde no contexto do Complexo Regulador, desde a APS até internações hospitalares. A partir do uso de protocolos de consultas, exames e procedimentos, o profissional faz a regulação de vagas nos serviços de saúde, delimitando a prioridade de cada pedido e atendendo ao princípio de equidade do SUS. Tal sistema foi conhecido pelas alunas em virtude do projeto PET-Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho), o qual visa a promoção à saúde por meio do trabalho, bem como a integração do ensino-serviço-comunidade. Objetivo: Conhecer o processo de regulação ambulatorial na cidade de Campo Grande-MS e avaliar, por método observacional, como o SISREG III garante a celeridade do processo. Descrição: Nas atividades do PET-Saúde Gestão, as acadêmicas de medicina tiveram a oportunidade de conhecer, na prática, o papel do regulador na comunicação entre os diferentes níveis de atenção à saúde, o qual agrega para a experiência na vida profissional das participantes. Discussão: Durante as atividades, foram observadas as fraquezas e as potencialidades do SISREG III para a regulação de vagas. O aspecto mais relevante para a prática médica foi o conhecimento dos protocolos para exames, procedimentos e consultas, pois o correto preenchimento influencia a qualidade do cuidado. Assim, muitas solicitações são devolvidas por não cumprirem com as diretrizes sugeridas, atrasando o tratamento do paciente e, consequentemente, aumentando o tempo de espera para o procedimento desejado. Ademais, há diversos pontos de melhoria para o SISREG III, como a não execução de ações com uso do teclado, a dependência do regulador para checagem de dados e se profissional está autorizado a fazer a solicitação. Conclusão: Observa-se a necessidade de maior disseminação do conhecimento entre os profissionais de saúde acerca dos protocolos, o que melhoraria a resolutividade, agilidade e qualidade do SUS para com a população atendida. Por fim, a equipe de desenvolvimento de software do SISREG III precisa integrá-lo às normas e às diretrizes do protocolo mencionado anteriormente, visando a eficiência e corretude do processo de regulação.

Biografia do Autor

Ana Caroline Acosta Notaroberto, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Autora, Acadêmica de Medicina, Universidade Estadual De Mato Grosso do Sul (UEMS)

Jamileh Marinho de Carvalho, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Co-autora, Acadêmica de Medicina, Universidade Estadual De Mato Grosso do Sul (UEMS)

Thaís Melise Lopes Pina, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Co-autora, Acadêmica de Medicina, Universidade Estadual De Mato Grosso do Sul (UEMS)

Mariana de Oliveira Mauro, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Orientadora, Docente do Curso de Medicina, Universidade Estadual De Mato Grosso do Sul (UEMS)

Referências

BARBOSA, Dayse Vieira Santos; BARBOSA, Nelson Bezerra; NAJBERG, Estela. Regulação em Saúde: desafios à governança do SUS. Cadernos Saúde Coletiva, v. 24, p. 49-54, 2016.

BASTOS, Luzia Beatriz Rodrigues et al. Práticas e desafios da regulação do Sistema Único de Saúde. Revista de Saúde Pública, v. 54, 2020.

JUNIOR, Evandro Luiz Catunda Medeiros et al. Sistema de Regulação da Saúde do SUS. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, v. 16, n. 7, p. 6849-6863, 2023.

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Notaroberto, A. C. A., de Carvalho, J. M., Pina, T. M. L., & Mauro, M. de O. (2024). PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE MEDICINA SOBRE O USO DO SISREG III NA REGULAÇÃO DE VAGAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. ANAIS DO III JORMED, 1. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/jormed/article/view/9724