LEITURA EDUCATIVA ASSOCIADA À EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO MEIO DE PREVENÇÃO DO USO DE TABACO POR PESSOAS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE
Palavras-chave:
Educação em Saúde, Leitura, TabagismoResumo
Introdução: A educação em saúde compreende uma importante ferramenta no alcance de melhores condições de saúde, ao proporcionar aos indivíduos, por meio de ações educativas, o conhecimento necessário para identificar situações que causem malefícios. Objetivo: O objetivo central é descrever as atividades de educação em saúde realizadas com os detentos participantes do projeto de extensão: “Leitura educativa a pessoas em situação de privação de liberdade em MS”, as quais estavam direcionadas para a prevenção do tabagismo, além de apresentar a importância da leitura para o público-alvo. Descrição: Foi desenvolvido conteúdo digital através de vídeos a respeito da implicação do tabaco no organismo, os quais tinham duração entre 7 a 10 minutos e eram enviados para a penitenciária. Nesses materiais educativos eram expostos, a cada vídeo, alguns fatos científicos a respeito do tabagismo, como as consequências na saúde advindas a partir dele, os diferentes tipos de tabaco e alguns métodos que são usados a fim de diminuir o vício. Ademais, foram realizadas, mensalmente, correções de redações redigidas pelos detentos, as quais tinham como tema a resenha de uma obra literária lida por eles. As redações deveriam ser corrigidas segundo aspectos gramaticais, estética textual, fidelidade ao tema e opinião crítica, e a cada texto aprovado, era permitida a remissão de 4 dias da pena final. Assim, caso o participante fosse aprovado nas doze redações disponibilizadas anualmente, ele obtinha um total de 48 dias de remissão ao final do ano. Discussão: A partir das atividades descritas, a população privada de liberdade conseguiu a remissão de uma parte da sua pena final, por meio das redações aprovadas, além de ter fortalecido seu ensino e criticidade diante da leitura. Outrossim, houve a promoção da educação em saúde na esfera no tabagismo, visto que os detentos mostraram-se muito interessados no tema, ao realizarem perguntas que foram respondidas de forma remota. Conclusão: Conclui-se que o projeto contribuiu para a reinserção social dessas pessoas, ao possibilitar que elas adquirissem mais conhecimento a respeito da prevenção de doenças resultantes do tabagismo, e ao incentivar a leitura educativa, contribuindo para a saúde e educação.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Vigitel Brasil 2020: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico. Brasília, DF: MS, 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil, 2011-2022. Brasília, DF: MS, 2011a.
Oliveira HM, Gonçalves MJF. EDUCAÇÃO EM SAÚDE: uma experiência transformadora. Rev Bras Enferm, Brasília (DF) nov/dez;57(6):761-3, 2004.