LEITURA EDUCATIVA ASSOCIADA À EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO MEIO DE PREVENÇÃO DO USO DE TABACO POR PESSOAS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

Autores

  • Thaiany Rabelo de Carvalho Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Franciane Farias da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Bárbara Cristina Andrade Dalla Costa Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Maria Clara Batista Vieira Lula Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Katia Juliane Lopes de Oliveira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Leitura, Tabagismo

Resumo

Introdução: A educação em saúde compreende uma importante ferramenta no alcance de melhores condições de saúde, ao proporcionar aos indivíduos, por meio de ações educativas, o conhecimento necessário para identificar situações que causem malefícios. Objetivo: O objetivo central é descrever as atividades de educação em saúde realizadas com os detentos participantes do projeto de extensão: “Leitura educativa a pessoas em situação de privação de liberdade em MS”, as quais estavam direcionadas para a prevenção do tabagismo, além de apresentar a importância da leitura para o público-alvo. Descrição: Foi desenvolvido conteúdo digital através de vídeos a respeito da implicação do tabaco no organismo, os quais tinham duração entre 7 a 10 minutos e eram enviados para a penitenciária. Nesses materiais educativos eram expostos, a cada vídeo, alguns fatos científicos a respeito do tabagismo, como as consequências na saúde advindas a partir dele, os diferentes tipos de tabaco e alguns métodos que são usados a fim de diminuir o vício. Ademais, foram realizadas, mensalmente, correções de redações redigidas pelos detentos, as quais tinham como tema a resenha de uma obra literária lida por eles. As redações deveriam ser corrigidas segundo aspectos gramaticais, estética textual, fidelidade ao tema e opinião crítica, e a cada texto aprovado, era permitida a remissão de 4 dias da pena final. Assim, caso o participante fosse aprovado nas doze redações disponibilizadas anualmente, ele obtinha um total de 48 dias de remissão ao final do ano. Discussão: A partir das atividades descritas, a população privada de liberdade conseguiu a remissão de uma parte da sua pena final, por meio das redações aprovadas, além de ter fortalecido seu ensino e criticidade diante da leitura. Outrossim, houve a promoção da educação em saúde na esfera no tabagismo, visto que os detentos mostraram-se muito interessados no tema, ao realizarem perguntas que foram respondidas de forma remota. Conclusão: Conclui-se que o projeto contribuiu para a reinserção social dessas pessoas, ao possibilitar que elas adquirissem mais conhecimento a respeito da prevenção de doenças resultantes do tabagismo, e ao incentivar a leitura educativa, contribuindo para a saúde e educação. 

Biografia do Autor

Thaiany Rabelo de Carvalho, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Autora, Medicina, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Franciane Farias da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Coautora, Medicina, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Bárbara Cristina Andrade Dalla Costa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Coautora, Medicina, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Maria Clara Batista Vieira Lula, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Coautora, Medicina, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Katia Juliane Lopes de Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Orientadora, Docente do curso de Medicina, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Vigitel Brasil 2020: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico. Brasília, DF: MS, 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil, 2011-2022. Brasília, DF: MS, 2011a.

Oliveira HM, Gonçalves MJF. EDUCAÇÃO EM SAÚDE: uma experiência transformadora. Rev Bras Enferm, Brasília (DF) nov/dez;57(6):761-3, 2004.

Publicado

2024-07-25

Como Citar

de Carvalho, T. R., da Silva, F. F., Costa, B. C. A. D., Lula, M. C. B. V., & de Oliveira, K. J. L. (2024). LEITURA EDUCATIVA ASSOCIADA À EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO MEIO DE PREVENÇÃO DO USO DE TABACO POR PESSOAS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. ANAIS DO III JORMED, 1. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/jormed/article/view/9717

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)