ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE ESTRESSE, SONO E DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA DE CAMPO GRANDE

Autores

  • Lucas Oliveira Moraes Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Leandro Posztbiegel Santos Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Vinícius Pereira do Carmo Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Ana Cláudia Alves Pereira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Estresse Psicológico, Estresse Emocional, Qualidade do Sono, Duração do Sono, Desempenho Acadêmico

Resumo

Introdução: O sono é indispensável à manutenção da fisiologia cerebral, ao aprendizado e ao raciocínio, necessários ao bom desempenho acadêmico. Ele está sujeito ao ambiente e a estressores, comumente presentes no cotidiano de estudantes de medicina pelas exigências do curso, podendo prejudicar a retenção de conhecimentos. Objetivo: Relacionar os problemas do sono e/ou de estresse ao mau desempenho acadêmico na população alvo. Metodologia: A pesquisa de caráter transversal foi realizada por convite de estudantes de medicina da UEMS em grupos no aplicativo WhatsApp e dos presentes na UEMS, via link, que acessava ao TCLE, ao questionário sociodemográfico e ao campo para preencher o coeficiente de rendimento acadêmico. Os participantes aptos responderam aos instrumentos Mini Sleep Questionnaire (MSQ) e Sintomas de Stress de Lipp (ISSL). As respostas válidas foram organizadas em planilha e analisadas pelo software SPSS, com significância de 5% para calcular prevalências de sintomas e para realizar possíveis associações entre estresse, insônia e rendimento acadêmico. Foi utilizado teste do qui-quadrado para verificar a associação entre o rendimento acadêmico, categorizado em notas abaixo de 7,5, entre 7,6 e 8,5 e acima de 8,5, e a qualidade do sono e os sintomas de estresse, categorizados quanto à frequência em que estavam presentes. Apresentado o V de Cramer para indicar o grau de associação entre variáveis. O projeto foi aprovado pelo CESH da UEMS. Resultados: Obtidas 53 respostas de 273 possíveis para o ano letivo de 2022. Não foi obtida nenhuma significância estatística em nenhuma das associações. Considerando sexo, não houve diferença no rendimento acadêmico e nos sintomas. Foi encontrada associação moderada (V = 0,537) entre rendimento acadêmico e quantidade de sintomas da Fase II do ISSL, assim, 28,83% das variações do rendimento acadêmico se explicam pelas frequências da quantidade de sintomas apresentados e vice-versa. Discussão: Tal desfecho resulta da inadequação de aspectos da pesquisa, como método de coleta dos dados, melhor delimitação do público-alvo e objetivos. Conclusão: Pela importância do sono para a saúde e pelos desafios da formação médica, deve-se realizar mais pesquisas para fornecer dados sobre a saúde mental estudantil, possibilitando medidas de mitigação e de acolhimento nas universidades.

Biografia do Autor

Lucas Oliveira Moraes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Autor, Acadêmico de Medicina, Universidade Estadual de Mato Groso do Sul (UEMS)

Leandro Posztbiegel Santos, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Coautor, Acadêmico de Medicina, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Vinícius Pereira do Carmo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Coautor, Acadêmico de Medicina, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Ana Cláudia Alves Pereira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Orientadora, Docente do Curso de Medicina, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Referências

NOLLET, Mathieu et al. Sleep deprivation and stress: a reciprocal relationship. Interface Focus, [S.L.], v. 10, n. 3, p. 1-10, 17 abr. 2020.

SEOANE, Hernan A. et al. Sleep disruption in medicine students and its relationship with impaired academic performance: a systematic review and meta-analysis. Sleep Medicine Reviews, [S.L.], v. 53, p. 13-19, out. 2020.

FRAZIER, Patricia et al. Understanding stress as an impediment to academic performance. Journal Of American College Health, [S.L.], v. 67, n. 6, p. 562-570, 4 out. 2018.

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Moraes, L. O., Santos, L. P., do Carmo, V. P., & Pereira, A. C. A. (2024). ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE ESTRESSE, SONO E DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA DE CAMPO GRANDE. ANAIS DO III JORMED, 1. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/jormed/article/view/9706

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)