GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM NARRATIVAS FORMATIVAS(GEPENAF): NARRANDO HISTÓRIAS DE VIDA- MEMÓRIAS E FORMAÇÃO
Resumo
presente artigo retrata o processo de constituição do grupo Gepenaf, inscrito no âmbito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), idealizado como uma iniciativa para reunir docentes, alunos de graduação, pós-graduação e outros profissionais da rede de ensino interessados em debater questões sobre a temática formação de professores por meio da abordagem teórica das narrativas formativas. O objetivo consiste em apresentar os contributos teóricos e metodológicos dos estudos e pesquisas desenvolvidas pelo grupo para o debate educacional, especialmente no que se refere à formação de professores para a educação básica. Como procedimentos metodológicos, descrevemos o itinerário percorrido pelos integrantes do grupo, a fim de revelar sua ação no tempo e no espaço, concomitantemente com a análise dos processos e eventos ocorridos ao longo de sua implantação e consolidação, bem como a produção de saberes materializada nas pesquisas apresentadas nesse artigo. As atividades promovidas pelo Gepenaf formam um conjunto de experiências compartilhadas, um reexistir de professores que desfrutam da oportunidade de reflexão sobre o seu fazer docente à luz dos teóricos que abordam as narrativas formativas como método, bem como do diálogo coletivo proporcionado pelos encontros para o debate sobre os problemas oriundos do cotidiano escolar. Assim, apresentamos o grupo por meio das memórias e histórias vidas de alguns integrantes que, por meio das discussões pautadas nesta temática, tiveram experiências e vivências transformadas pelos processos de autoformação proporcionado pelas narrativas formativas.Downloads
Publicado
2018-04-08
Como Citar
Souza, L. R. de, Borges, V. G. L., Nogueira, E. G. D., & Sousa, S. N. (2018). GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM NARRATIVAS FORMATIVAS(GEPENAF): NARRANDO HISTÓRIAS DE VIDA- MEMÓRIAS E FORMAÇÃO. ANAIS DO I ENCONTRO DOS GRUPOS DE PESQUISA DO GT 8 ANPED CENTRO-OESTE, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/gt8anpedcentrooeste/article/view/4167
Edição
Seção
Artigos