BREVE ESTUDO SOBRE A DEFICIÊNCIA MENTAL E SUA RELAÇÃO COM A ESCOLA REGULAR: UM POUCO ALÉM DAS PEDRAS E NEGATIVAS

Giovani Ferreira Bezerra, Doracina Aparecida de Castro Araujo

Resumo


A recente inclusão de alunos com deficiência mental, nas escolas regulares, reclama uma completude maior na descrição, análise e compreensão desta complexa condição humana. Isso significa enfocar não somente as limitações intelectuais ou disfunções orgânicas que a envolvem, mas também explicitar as habilidades e possibilidades de realização cognitiva que, em si mesma, ela deixa transparecer. Tal é o intuito deste artigo, que, partindo dos resultados de uma pesquisa bibliográfica, pretende, assim, contribuir para a efetivação de práticas pedagógicas inclusivas, aptas a reconhecer e valorizar, no atual contexto escolar, as
potencialidades dos alunos com deficiência mental, sobretudo em áreas ainda pouco exploradas, tais como a memória natural, o intelecto prático e as habilidades motoras.

Palavras-chave: Limitações intelectuais. Habilidades. Sala de aula inclusiva.

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