ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO MUNICÍPIO DE PARANAÍBA/MS: DA CONCEPÇÃO À PRÁTICA
Resumo
A inclusão escolar é um assunto que gera grande polêmica na atualidade, e nessas discussões nos deparamos com uma nova preocupação, a necessidade de serviços de apoio para ajudar o desenvolvimento do aluno com algum tipo de deficiência no ensino regular. Assim, essa visão de que a inclusão é apenas mudança do sistema de ensino para atender o aluno com deficiência, não se sustenta, pois para que ocorra a inclusão devemos ir além das transformações estruturais na escola, que englobam metodologia, currículo, avaliação e espaço físico. No entanto, além dessas mudanças essenciais para o acolhimento do aluno com deficiência no ensino regular, faz-se necessário outras mudanças, mudanças estas que abrangem as concepções de serviços de apoio essenciais para o processo de desenvolvimento do aluno, para que o mesmo obtenha sucesso no ambiente escolar. Assim esta pesquisa visa apresentar o serviço de apoio denominado Atendimento Educacional Especializado (AEE), e dentro dele explicar a função da sala de recursos a partir da concepção inclusiva, como um trabalho pedagógico paralelo ofertado aos alunos com deficiências em horário diverso ao da sala regular que freqüentam, objetivando o tipo de atendimento que ela deve oferecer, e compreendendo as bases legais e pedagógicas que fundamentam esse atendimento. Para realizar essa pesquisa utilizamos a abordagem qualitativa, momento em que foi possível a compreensão do tema a partir da fala de seus agentes de trabalho e de uma observação mais atenta do trabalho de inclusão escolar. Apontar e caracterizar o Atendimento Educacional Especializado para as deficiências mental, visual, física e para pessoa com surdez, proporcionando assim um melhor esclarecimento da função social e pedagógica da sala de recursos, sob o ponto de vista dos teóricos defensores da educação inclusiva, podendo, assim, validar e compreender de que maneira durante os últimos tempos acontece o Atendimento Educacional Especializado no município, e de que forma a sala de recursos dentro dos seus conceitos legais e ações de atendimento, possibilita mecanismos para que os alunos possam agir sobre seu conhecimento, conhecendo e analisando o profissional que nela atua, os materiais e a forma de atendimento.Downloads
Publicado
2015-10-14
Como Citar
de Oliveira, D. R., & Araujo, D. A. de C. (2015). ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO MUNICÍPIO DE PARANAÍBA/MS: DA CONCEPÇÃO À PRÁTICA. ANAIS DO ENIC, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/994
Edição
Seção
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS