ANÁLISE DOS SUJEITOS CONCEBIDOS COMO “INDISCIPLINADOS” NO DISCURSO DO EDUCADOR EM RELATOS DE OCORRÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE JARDIM-MS”
Resumo
O presente trabalho de pesquisa faz uma análise das condições de produção dos relatos de ocorrências, ou atas de sujeitos concebidos como “indisciplinados” em 02(duas) escolas públicas de Jardim-MS. A partir do aporte teórico da Análise do Discurso de linha francesa, foi possível investigar e detectar o jogo de imagens presente nas relações de poder entre o aluno tido como “indisciplinado” e a instituição por meio do educador (coordenador e/ou diretor). O gênero “relato de ocorrências ou ata” enquanto estrutura fixa e repetitiva valoriza as relações de autoridade que valorizam a punição, a advertência e a materialização dos fatos negativos praticados pelos alunos do ensino fundamental no ambiente escolar. Tal prática discursiva unilateral não valoriza aspectos positivos, apenas aspectos negativos. Não foi possível detectar formas alternativas que valorizassem atos e atitudes positivas de alunos e professores na construção das materialidades discursivas que pudessem surgir como forma de combater as relações de violências no interior da escola. Palavras-chaves: poder – punição – escolaDownloads
Publicado
2015-10-14
Como Citar
Almeida de Medeiros, S., & Evangelista Azevedo, A. M. (2015). ANÁLISE DOS SUJEITOS CONCEBIDOS COMO “INDISCIPLINADOS” NO DISCURSO DO EDUCADOR EM RELATOS DE OCORRÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE JARDIM-MS”. ANAIS DO ENIC, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/993
Edição
Seção
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS