ABORDAGEM DA GEOMETRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DA 3ª E 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

William Carvalho da Silva, Irene Coelho de Araujo

Resumo


O objetivo dessa pesquisa foi fazer uma análise em, pelo menos três coleções de livros didáticos de Matemática da 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental, a partir das exigências dos documentos oficiais do Ministério da Educação e das tendências em Educação Matemática. Investigamos como ocorre a abordagem da geometria em livros que foram avaliados de forma positiva pelo guia do livro didático do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2007). Fizemos um levantamento bibliográfico em pesquisas que já foram feitas sobre esse assunto e nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCN), Parâmetros em Ação, Guia do Livro Didático e outros. Em todas as coleções analisadas podemos observar que houve melhoria na abordagem da geometria, de acordo com o PCN de matemática, no entanto, em alguns conteúdos e atividades geométricas as coleções se demonstram fragilizadas, porém, sabemos que os livros didáticos devem atuar como mais um recurso para o professor e o aluno, levando-nos a perceber que uma escolha de livro didático não garante o sucesso no ensino e na aprendizagem da geometria.

Palavras-chave: Ensino; Educação; Aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.