ABORDAGEM DA GEOMETRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DA 3ª E 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O objetivo dessa pesquisa foi fazer uma análise em, pelo menos três coleções de livros didáticos de Matemática da 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental, a partir das exigências dos documentos oficiais do Ministério da Educação e das tendências em Educação Matemática. Investigamos como ocorre a abordagem da geometria em livros que foram avaliados de forma positiva pelo guia do livro didático do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2007). Fizemos um levantamento bibliográfico em pesquisas que já foram feitas sobre esse assunto e nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCN), Parâmetros em Ação, Guia do Livro Didático e outros. Em todas as coleções analisadas podemos observar que houve melhoria na abordagem da geometria, de acordo com o PCN de matemática, no entanto, em alguns conteúdos e atividades geométricas as coleções se demonstram fragilizadas, porém, sabemos que os livros didáticos devem atuar como mais um recurso para o professor e o aluno, levando-nos a perceber que uma escolha de livro didático não garante o sucesso no ensino e na aprendizagem da geometria. Palavras-chave: Ensino; Educação; Aprendizagem.Downloads
Publicado
2015-10-14
Como Citar
Carvalho da Silva, W., & Coelho de Araujo, I. (2015). ABORDAGEM DA GEOMETRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DA 3ª E 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. ANAIS DO ENIC, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/983
Edição
Seção
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA