ABORDAGEM DA GEOMETRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DA 1ª E 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

Maxlei Vinicius Cândido de Freitas, Irene Coelho e Araujo

Resumo


Este projeto teve como finalidade, fazer uma análise em pelo menos três coleções de livros didáticos de Matemática da 1ª e da 2ª série do Ensino Fundamental, para investigarmos como ocorre a abordagem da Geometria em livros que foram avaliados de forma positiva pelo Guia do livro didático do PNLD/2007. Fizemos um levantamento bibliográfico em pesquisas que já foram feitas sobre esse assunto e em documentos oficiais do Ministério da Educação (PCN, Guia do livro didático, resenhas dos livros didáticos e outros) e depois escolhemos três coleções para fazermos as análises de acordo com as exigências desses documentos oficiais. Fizemos uma relação entre as abordagens das coleções, os documentos oficiais do Ministério da Educação e os
livros didáticos e percebemos que apesar das três coleções apresentarem problemas nas aplicações de seus conteúdos, já trazem algumas orientações do PCN/1997, valorizando uma ligação entre teoria e prática. A coleção I, destaca o uso de situações-problema e a exploração da
geometria em todas as unidades, procurando fazer uma interação aluno-conteúdo, por outro lado, quase não trouxe atividades contextualizadas em seus topicos geométricos. Na coleção II observamos que as atividades geométricas são contextualizadas e estão presentes em todas as
unidades, apesar de não apresentarem relações com assuntos estudados em outras áreas. A coleção III é a que melhor segue a orientações do PCN, além de trazer atividades geométricas contextualizadas em todas as unidades, a coleção apresenta relações com assuntos estudados em
outras áreas.

Palavras-chave: ensino; aprendizagem; educação matemática.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.