UM ESTUDO LINGUÍSTICO DE MARCAS DE ORALIDADE PRESENTES NAS OBRAS DE HÉLIO SEREJO

Autores

  • Thaís Polo Ferreira UEMS
  • Elza Sabino da Silva Bueno

Resumo

O presente estudo descreve marcas da oralidade, como “aí”, “então”, “né”, “daí”, “já”, “certo” entre outras, também chamadas de marcadores discursivos por kodic (2009), Urbano (2003) e Rosa (2003), utilizadas  para  aferir compreensão,  entendimento  ou  como  forma  de  interação  linguística  entre os falantes, presentes nas obras Contos Crioulos e Caraí Ervateiro do escritor Sul-mato-grossense Hélio Serejo, no sentido de verificar as influências dessas marcas na cultura e, principalmente, no linguajar local do homem fronteiriço. Compreendendo que essas marcas são elementos que ajudam a construir o texto e revelar suas condições de produção e interpretação. A análise linguística foi realizada a partir do levantamento das marcas no corpus da pesquisa e sua classificação com embasamento teórico de pesquisadores  da  língua  portuguesa  como:  Bagno (2004/2007),  Bueno  (2003),  Carvalho  e  Bueno (2011), Marcuschi (2011), Preti (2003), Teno (2003) e outros.

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Publicado

2015-02-25

Como Citar

Ferreira, T. P., & Bueno, E. S. da S. (2015). UM ESTUDO LINGUÍSTICO DE MARCAS DE ORALIDADE PRESENTES NAS OBRAS DE HÉLIO SEREJO. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2536

Edição

Seção

LINGUÍSTICA LETRAS E ARTES