SABERES E EXPECTATIVAS DOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Autores

  • Crislane dos Santos Conceição UEMS
  • Ana Lucia Marran

Resumo

O estagio, curricular supervisionado (ECS)  é  um meio de o  acadêmico  de enfermagem vivenciar situações reais, momento que tem a oportunidade de colocar  em prática todos os conhecimentos adquiridos durante o curso, buscando desenvolver suas habilidades e competências inerentes  profissão. A presente pesquisa foi pautada, na identificação dos saberes e das expectativas dos estudantes de graduação em enfermagem acerca do ECS. Por  se tratar de uma  pesquisa qualitativa, de analise descritiva utilizou-se  questionários semiestruturados  com  questões  abertas.  Foram  pesquisados  alunos matriculados  no módulo  de ECS do curso de enfermagem da UEMS, a coleta dos dados aconteceu em fevereiro  de  2014.  Aprovado  pelo  CEP/UFMS,  no parecer  n.296.896.  Os  resultados mostraram  que  os  estudantes  tem pouco conhecimento  sobre  as  legislações  e  normas que orientam o  estágio,  a falta desses conhecimentos torna confuso seu entendimento sobre esse momento, suas expectativas estão relacionadas ao seu preparo para o mundo do trabalho, oportunidade de viver tudo que ainda precisa para se tornar enfermeiro, não se  sentem  totalmente  preparados  para  o  estágio  referindo sentimentos  de  medo  e ansiedade. Dessa forma, observa-se a necessidade de atividades que orientem o aluno sobre  o  do  estágio  desde  definições, objetivos  até  seu  processo  de  desenvolvimento, para que tenham maior compreensão sobre ele e sintam-se mais seguros, tendo maior aproveitamento.

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Publicado

2015-02-10

Como Citar

Conceição, C. dos S., & Marran, A. L. (2015). SABERES E EXPECTATIVAS DOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2515

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE