SABERES E EXPECTATIVAS DOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Resumo
O estagio, curricular supervisionado (ECS) é um meio de o acadêmico de enfermagem vivenciar situações reais, momento que tem a oportunidade de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos durante o curso, buscando desenvolver suas habilidades e competências inerentes profissão. A presente pesquisa foi pautada, na identificação dos saberes e das expectativas dos estudantes de graduação em enfermagem acerca do ECS. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, de analise descritiva utilizou-se questionários semiestruturados com questões abertas. Foram pesquisados alunos matriculados no módulo de ECS do curso de enfermagem da UEMS, a coleta dos dados aconteceu em fevereiro de 2014. Aprovado pelo CEP/UFMS, no parecer n.296.896. Os resultados mostraram que os estudantes tem pouco conhecimento sobre as legislações e normas que orientam o estágio, a falta desses conhecimentos torna confuso seu entendimento sobre esse momento, suas expectativas estão relacionadas ao seu preparo para o mundo do trabalho, oportunidade de viver tudo que ainda precisa para se tornar enfermeiro, não se sentem totalmente preparados para o estágio referindo sentimentos de medo e ansiedade. Dessa forma, observa-se a necessidade de atividades que orientem o aluno sobre o do estágio desde definições, objetivos até seu processo de desenvolvimento, para que tenham maior compreensão sobre ele e sintam-se mais seguros, tendo maior aproveitamento.Publicado
2015-02-10
Como Citar
Conceição, C. dos S., & Marran, A. L. (2015). SABERES E EXPECTATIVAS DOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2515
Edição
Seção
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE