RELAÇÕES INTERTEXTUAIS EM MATCH POINT, DE WOODY ALLEN

Autores

  • Lucas Lopes de Oliveira UEMS
  • Lucilene Soares da Costa

Resumo

Há mais de quarenta anos o cineasta nova-iorquino Woody Allen tem obtidoreconhecimento internacional por parte da crítica e do público. Ator, roteirista e diretorde filmes singulares. Woody Allen já declarou a influência do cinema europeu, dafilosofia, da literatura, sobretudo a grega, da música, das artes plásticas, da psicanálise, da mitologia, etc., em sua filmografia. Um bom exemplo da incorporação generosa de outros códigos estéticos e de outros veios artísticos em sua obra é o filme que realizou em 2005, Match Point, rodado em Londres e pertencente à chamada fase “londrina” do diretor. O enredo de Match Point estabelece um diálogo tão intenso com outros códigos estéticos – a ópera, a pintura, a literatura – além do próprio cinema. São essas relações intertextuais que o trabalho pretende estudar, com a ajuda da teórica francesa Tiphaine Samoyault, que em seu livro, A intertextualidade (2008), descreve diversas praticas da intertextualidade. Um exemplo dessas relações intertextuais que o filme estabelece é com  o  romance  clássico  da  literatura  universal, Crime  e  Castigo,  de  Dostoievski, romance que o protagonista lê nas primeiras cenas do filme, sem saber que ele próprio se tornaria também um assassino. Assim como a temática do crime, Woody Allen recupera neste filme um elemento clássico da literatura norte-americana: a figura do rapaz pobre e ambicioso que tenta ascender pelo casamento. Match Point não se trata deuma adaptação de uma obra literária ou artística específica, mas de uma obra singular de destaque na filmografia de Allen.

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Publicado

2015-02-24

Como Citar

de Oliveira, L. L., & da Costa, L. S. (2015). RELAÇÕES INTERTEXTUAIS EM MATCH POINT, DE WOODY ALLEN. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2506

Edição

Seção

LINGUÍSTICA LETRAS E ARTES

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