PERCEPÇÕES DA EQUIPE DE SAÚDE SOBRE O ACOMPANHAMENTO DE GESTANTES HIV POSITIVAS
Resumo
A pesquisa tem como intuito de conhecer o trabalho do Serviço de Assistência Especializada e do Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), analisando os aspectos que facilitam e dificultam a adesão de gestantes e puérperas ao tratamento da HIV/AIDS, do ponto de vista dos profissionais de saúde do serviço. Visa também conhecer a metodologia do trabalho no SAE e identificar possíveis estratégias que poderão ser adotadas pelos profissionais de saúde para que haja um aumento da adesão e do acompanhamento das mulheres ao programa. A pesquisa é de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, sendo realizado previamente pesquisa bibliográfica para compreender primariamente o serviço, eentrevistas com os profissionais do SAE/CTA, da cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul, que foram, posteriormente,transcritas e organizadas de acordo com o método Bardin, em categorias que complementavam-se. Participaram do estudo seis profissionais, das áreas de medicina, enfermagem, farmácia, psicologia e serviço social. Os resultados evidenciaram que as gestantes são encaminhadas do serviço de pré-natal e apresentam uma boa adesão e acompanhamento no programa. Entre os fatores facilitadores à adesão ao tratamento, destaca-se o acolhimento pela equipe e mostrar-se sempre disponível para o atendimento da gestante, de forma a elucidar suas dúvidas e diminuir suas preocupações. Dentre as dificuldades estão o uso de drogas, as questões culturais e religiosas, a distância das mães até o serviço e as reações adversas da terapia antirretroviral. Sugere-se que a partir dos dados obtidos, seja feita uma reflexão com a equipe sobre quais medidas podem ser adotadas para melhorar o atendimento e o cuidado com as gestantes HIV positivas.Publicado
2015-02-10
Como Citar
Fontes, S., & Missio, L. (2015). PERCEPÇÕES DA EQUIPE DE SAÚDE SOBRE O ACOMPANHAMENTO DE GESTANTES HIV POSITIVAS. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2482
Edição
Seção
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE