PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DA AGROECOLOGIA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA

Autores

  • Jéssica Oliveira de Souza
  • Cleberton Correia Santos
  • Mayara Camila Soares Santos
  • Kátia Priscilla Gomes Moringo
  • Emerson Machado de Carvalho
  • Lucas Coutinho Reis

Resumo

Na  busca  de  um  desenvolvimento  sustentável,  a  Agroecologia  é  uma  ciência  que  articular todos os recursos presentes no ambiente. Porém, muitos ainda desconhecem a mesma. Desta forma, objetivou-se com este trabalho articular o diálogo de saberes e práticas com estudantes do ensino médio sobre a temática “sustentabilidade e desenvolvimento local”.  O trabalho foi realizado com alunos de escola pública  (Escola Estadual Professora Eufrosina Pinto)  no ano de 2013 por acadêmicos do curso de Tecnologia em  Agroecologia da Universidade Estadual de  Mato  Grosso  do  Sul  (UEMS)/Unidade  Universitária  de  Glória  de  Dourados.  As metodologias utilizadas foram baseadas nas concepções pedagógicas piagetianas (Jean Piaget) norteadas  pelo  construtivismo  e  fundamentos  teóricos,  e  freirianas  (Paulo  Freire), aprimorados  a  partir  da  educação  popular  emancipadora.  Os  relatos  foram  anotados  m  um caderno,  seguido  da  observação  participante.  A  maioria  dos  alunos  tem  conhecimento  e percepção significativa sobre as temas de Agroecologia, sustentabilidade e desenvolvimento local. A  utilização  das ferramentas pedagógicas Freirianas (Paulo Freire) e Piagetianas (Jean Piaget)  foram  de  suma  importância  na  articulação  entre  os  eixos  abordados,  sendo metodologias participativas de alta relevância no processo de intervenção.

Downloads

Publicado

2015-02-10

Como Citar

Souza, J. O. de, Santos, C. C., Santos, M. C. S., Moringo, K. P. G., Carvalho, E. M. de, & Reis, L. C. (2015). PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DA AGROECOLOGIA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2481

Edição

Seção

CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>