PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DA AGROECOLOGIA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA
Resumo
Na busca de um desenvolvimento sustentável, a Agroecologia é uma ciência que articular todos os recursos presentes no ambiente. Porém, muitos ainda desconhecem a mesma. Desta forma, objetivou-se com este trabalho articular o diálogo de saberes e práticas com estudantes do ensino médio sobre a temática “sustentabilidade e desenvolvimento local”. O trabalho foi realizado com alunos de escola pública (Escola Estadual Professora Eufrosina Pinto) no ano de 2013 por acadêmicos do curso de Tecnologia em Agroecologia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)/Unidade Universitária de Glória de Dourados. As metodologias utilizadas foram baseadas nas concepções pedagógicas piagetianas (Jean Piaget) norteadas pelo construtivismo e fundamentos teóricos, e freirianas (Paulo Freire), aprimorados a partir da educação popular emancipadora. Os relatos foram anotados m um caderno, seguido da observação participante. A maioria dos alunos tem conhecimento e percepção significativa sobre as temas de Agroecologia, sustentabilidade e desenvolvimento local. A utilização das ferramentas pedagógicas Freirianas (Paulo Freire) e Piagetianas (Jean Piaget) foram de suma importância na articulação entre os eixos abordados, sendo metodologias participativas de alta relevância no processo de intervenção.Publicado
2015-02-10
Como Citar
Souza, J. O. de, Santos, C. C., Santos, M. C. S., Moringo, K. P. G., Carvalho, E. M. de, & Reis, L. C. (2015). PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DA AGROECOLOGIA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2481
Edição
Seção
CIÊNCIAS AGRÁRIAS