OS PROGRAMAS PAE\UEMS E PVUI\UEMS E AS CONTRIBUIÇÕES NA PERMANÊNCIA DE ACADÊMICOS NEGROS E INDÍGENAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL NOS OITOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE DOURADOS DA UEMS.

Autores

  • Meireangela Conceição da Silva Cruz
  • Maria José de Jesus Alves Cordeiro

Resumo

Este trabalho  é fruto de  uma pesquisa  na qual realizamos um levantamento  de dados  dos  acadêmicos  negros  e  indígenas  cotistas  dos  oito  cursos  de  licenciatura  da UEMS/Unidade  Universitária  de  Dourados  que  receberam  bolsa  do  Programa  de Assistência  Estudantil  -  PAE\UEMS  e  o  Programa  Vale  Universidade  Indígena PVUI\MS de 2004 a 2013, além dos demais e, como essas bolsas contribuíram ou aind a contribuem para permanência desses alunos na universidade. Para isso, coletamos dados na  Pró-reitoria  de  Extensão,  Cultura  e  Assuntos  Comunitários  –  PROEC/UEMS  e verificamos  quantos  alunos  foram  contemplados  nos  editais  de  2004  até  2014. Aplicamos um questionário  via  e-mail  buscando detectar quantos concluíram o curso, quantos continuam estudando com essas bolsas e auxílios, quantos perderam a bolsa, os motivos  e  de   que  forma  essa  bolsa  contribuiu  ou  contribui  para  a    permanência  na universidade.  Dos pesquisados, recebemos respostas de 10 (dez) acadêmicos egressos e cursistas  dos  seguintes  cursos:  Pedagogia,  Letras   e  Física.   Em  relação  aos  dados institucionais,  os  resultados  mostram  que  os  setores  responsáveis  pelos  editais  e implementação  das  bolsas  não  possuem  um  sistema  organizado  de  dados  dos  alunos contemplados  nos  vários  editais  abertos  anualmente,  mesmo  tratando-se  de  uma universidade  que possui ações afirmativas do tipo  cotas,  para negros e indígenas. Dessa forma,  parte  de  nossa  pesquisa  foi  prejudicada  principalmente  no  que  se  refere:   ao sistema de cotas  nos  anos de 2005 a 2014, com exceção de parte dos contemplados nos editais  de  2011,  2012  e  2013;    a  identificação  dos  cursos  a  que  pertence  os contemplados nos  anos de 2005 e 2006 e ausência de dados do PAE/UEMS de 2004, assim  como  dos  dados  sobre  as  bolsas  do   PVUI/MS.  Um  dos  resultados  mais expressivos  é  a  constatação  de  apesar  dos  valores  irrisórios  das  bolsas  e  auxílios recebidos  nesses  programas,  os  acadêmicos  consideram  sim  a  bolsa  e  os  auxílios  de suma importância para a permanência deles na universidade.

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Publicado

2015-02-20

Como Citar

Cruz, M. C. da S., & Cordeiro, M. J. de J. A. (2015). OS PROGRAMAS PAE\UEMS E PVUI\UEMS E AS CONTRIBUIÇÕES NA PERMANÊNCIA DE ACADÊMICOS NEGROS E INDÍGENAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL NOS OITOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE DOURADOS DA UEMS. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2477

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

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