OS PROGRAMAS PAE\UEMS E PVUI\UEMS E AS CONTRIBUIÇÕES NA PERMANÊNCIA DE ACADÊMICOS NEGROS E INDÍGENAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL NOS OITOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE DOURADOS DA UEMS.
Resumo
Este trabalho é fruto de uma pesquisa na qual realizamos um levantamento de dados dos acadêmicos negros e indígenas cotistas dos oito cursos de licenciatura da UEMS/Unidade Universitária de Dourados que receberam bolsa do Programa de Assistência Estudantil - PAE\UEMS e o Programa Vale Universidade Indígena PVUI\MS de 2004 a 2013, além dos demais e, como essas bolsas contribuíram ou aind a contribuem para permanência desses alunos na universidade. Para isso, coletamos dados na Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários – PROEC/UEMS e verificamos quantos alunos foram contemplados nos editais de 2004 até 2014. Aplicamos um questionário via e-mail buscando detectar quantos concluíram o curso, quantos continuam estudando com essas bolsas e auxílios, quantos perderam a bolsa, os motivos e de que forma essa bolsa contribuiu ou contribui para a permanência na universidade. Dos pesquisados, recebemos respostas de 10 (dez) acadêmicos egressos e cursistas dos seguintes cursos: Pedagogia, Letras e Física. Em relação aos dados institucionais, os resultados mostram que os setores responsáveis pelos editais e implementação das bolsas não possuem um sistema organizado de dados dos alunos contemplados nos vários editais abertos anualmente, mesmo tratando-se de uma universidade que possui ações afirmativas do tipo cotas, para negros e indígenas. Dessa forma, parte de nossa pesquisa foi prejudicada principalmente no que se refere: ao sistema de cotas nos anos de 2005 a 2014, com exceção de parte dos contemplados nos editais de 2011, 2012 e 2013; a identificação dos cursos a que pertence os contemplados nos anos de 2005 e 2006 e ausência de dados do PAE/UEMS de 2004, assim como dos dados sobre as bolsas do PVUI/MS. Um dos resultados mais expressivos é a constatação de apesar dos valores irrisórios das bolsas e auxílios recebidos nesses programas, os acadêmicos consideram sim a bolsa e os auxílios de suma importância para a permanência deles na universidade.Publicado
2015-02-20
Como Citar
Cruz, M. C. da S., & Cordeiro, M. J. de J. A. (2015). OS PROGRAMAS PAE\UEMS E PVUI\UEMS E AS CONTRIBUIÇÕES NA PERMANÊNCIA DE ACADÊMICOS NEGROS E INDÍGENAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL NOS OITOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE DOURADOS DA UEMS. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2477
Edição
Seção
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS