OS LOCAIS DAS BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS GUARANI E KAIOWÁ NA ALDEIA PORTO LINDO EM JAPORÃ/MS E A ELABORAÇÃO DE CONCEITOS E REPRESENTAÇÕES CULTURAIS /MS”

Autores

  • Lúcia Aparecida Henrique Rodrigues
  • Beatriz dos Santos Landa

Resumo

Nas  últimas  duas  décadas,  em  diversas  áreas  de  conhecimento,  foram  sendo  ampliados  e consolidados os estudos que buscam conceituar a infância e compreender a função social que as crianças desempenham em cada sociedade. Mais recentemente, as crianças indígenasvem sendo estudadas por ciências como a Antropologia, aEducação, a História, a Arqueologia, a Sociologia. Neste estudo, realizado na aldeia PortoLindo no município de Japorã/MSestá se buscando  identificar  e  compreender  os  diferentes  espaços  nos  quais  as  crianças  se movimentam cotidianamente, quais brinquedos são produzidos/comprados/utilizados, e quais as  brincadeiras  preferidas  por  elas.  Como  uma  estratégia  metodológicafoi  proposta  uma oficina de desenhos nos quais estes temas foram propostos, e as imagens produzidas por um grupo  de  crianças  na  faixa  etária  de  3  a  12  anos,  pertencentes  a  uma  das  famílias  extensas residentes no local, nas quais foi possível identificar quatro destes espaços que estão também interligados que são o pátio familiar, a escola, oscampos de futebol e o córrego que circunda a aldeia. 

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Publicado

2015-02-20

Como Citar

Rodrigues, L. A. H., & Landa, B. dos S. (2015). OS LOCAIS DAS BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS GUARANI E KAIOWÁ NA ALDEIA PORTO LINDO EM JAPORÃ/MS E A ELABORAÇÃO DE CONCEITOS E REPRESENTAÇÕES CULTURAIS /MS”. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2476

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS