OS LOCAIS DAS BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS GUARANI E KAIOWÁ NA ALDEIA PORTO LINDO EM JAPORÃ/MS E A ELABORAÇÃO DE CONCEITOS E REPRESENTAÇÕES CULTURAIS /MS”
Resumo
Nas últimas duas décadas, em diversas áreas de conhecimento, foram sendo ampliados e consolidados os estudos que buscam conceituar a infância e compreender a função social que as crianças desempenham em cada sociedade. Mais recentemente, as crianças indígenasvem sendo estudadas por ciências como a Antropologia, aEducação, a História, a Arqueologia, a Sociologia. Neste estudo, realizado na aldeia PortoLindo no município de Japorã/MSestá se buscando identificar e compreender os diferentes espaços nos quais as crianças se movimentam cotidianamente, quais brinquedos são produzidos/comprados/utilizados, e quais as brincadeiras preferidas por elas. Como uma estratégia metodológicafoi proposta uma oficina de desenhos nos quais estes temas foram propostos, e as imagens produzidas por um grupo de crianças na faixa etária de 3 a 12 anos, pertencentes a uma das famílias extensas residentes no local, nas quais foi possível identificar quatro destes espaços que estão também interligados que são o pátio familiar, a escola, oscampos de futebol e o córrego que circunda a aldeia.Publicado
2015-02-20
Como Citar
Rodrigues, L. A. H., & Landa, B. dos S. (2015). OS LOCAIS DAS BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS GUARANI E KAIOWÁ NA ALDEIA PORTO LINDO EM JAPORÃ/MS E A ELABORAÇÃO DE CONCEITOS E REPRESENTAÇÕES CULTURAIS /MS”. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2476
Edição
Seção
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS