OS DIÁLOGOS ESCOLARES E AS DIFERENÇAS ÉTNICO-CULTURAIS: A LEITURA DAS TEXTUALIDADES INDÍGENAS COMO DESCOBERTA DE OUTRO OLHAR
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo entender as relações sociais dos indígenas, no processo de identificação no interior da escola Municipal indígena Tengatuí Maranguatu localizada na aldeia Dourados MS. A concepção dos estudos culturais permitiu a discussão sobre as dificuldades enfrentadas pelo multiculturalismo presente na realidade índigena. Identificamos as características e influências indígenas na construção da identidade cultural sul- mato-grossenses no contexto escolar da escola citada. Nosso trabalho valorizou os relatos orais, as trocas de experiências, por meio das atividades escrita e didáticas programadas e promovendo interação de ideias, valores, aproximando a compreensão da identidade indígena. Conhecemos as percepções, sentimentos, experiências dos participantes sobre conteúdo histórico, problematizado a discussão política social, esta forma de trabalho é um dos instrumentos grupo focal. O método etnográfico e da história oral está presente na pesquisa, através das textualidades indígenas apropriando -se da história das lideranças, para emancipação cultural das etnias Guarani Kaiowá, Terena (GUATEKA), nas práticas educacionais. A escuta e os discursos dos sujeitos sobre a cultura, a memória, a oralidade, e o preconceito é algo que merece destaque e superação favorecendo a construção de um olhar mais justo. O aporte teórico, da etnografia, a revisão literária, fundamenta, compara e analisa o registro das narrativas, do indígena e as diferentes variações linguísticas. O trabalho de registro textual requer uma temporalidade diferenciada, conceitue a identidade/da consciência como forma de diálogos culturais. Este diálogo faz-se necessário para valorizar o registro histórico, percebendo a dinâmica do apagamento cultural do colonizador em relação ao colonizado, o que desqualifica a emancipação, e a percepção de identificação dos povos indígenas.Publicado
2015-02-20
Como Citar
Morais, R. da S., & Oliveira, A. C. S. de. (2015). OS DIÁLOGOS ESCOLARES E AS DIFERENÇAS ÉTNICO-CULTURAIS: A LEITURA DAS TEXTUALIDADES INDÍGENAS COMO DESCOBERTA DE OUTRO OLHAR. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2473
Edição
Seção
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS