O TEATRO DE SUASSUNA TRANSMITINDO VALORES NA EDUCAÇÃO
Resumo
A presente pesquisa-ação, iniciada em agosto de 2013, tem como objetivo principal, identificar, junto aos alunos do ensino médio da Escola Estadual António Valadares, no município de Terenos – MS, o modo como se apresenta o entendimento de valores éticos, morais e o senso de responsabilidade. Tem como base a utilização do teatro de Ariano Suassuna por entender que, em seu conteúdo, estão contidos pontos que possibilitam discutir o tema proposto. O pesquisador baseia-se também em teóricos como Sabato Magaldi, Duarte Junior e Paulo Freire, como sustentação teórica. A metodologia compreende a aplicação de um questionário para verificar os valores morais e éticos e o senso de responsabilidade dos estudantes envolvidos no projeto. A partir disto, o pesquisador escolheu trechos da obra de Suassuna e convidou os envolvidos no projeto a ler e discutir o conteúdo das peças, bem como o contexto histórico em que foram escritas e o modo como o autor aborda esses valores em sua obra. Em um segundo momento, o trabalho consiste em ensaiar uma cena para uma representação teatral na escola, para suscitar discussões sobre a relevância do teatro como mediador de conteúdos importantes no contexto escolar. Essa pesquisa tem como finalidade, também, apresentar e produzir resultados de estudo para, posteriormente , compor o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.Publicado
2015-02-20
Como Citar
Melo, Z. L. de, & Furuzato, F. D. (2015). O TEATRO DE SUASSUNA TRANSMITINDO VALORES NA EDUCAÇÃO. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2464
Edição
Seção
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS