O TEATRO DE SUASSUNA TRANSMITINDO VALORES NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Zenildo Leandro de Melo
  • Fábio Dobashi Furuzato

Resumo

A  presente  pesquisa-ação, iniciada  em  agosto  de  2013,  tem  como  objetivo  principal, identificar,  junto  aos  alunos  do  ensino  médio  da  Escola   Estadual  António  Valadares,  no município  de  Terenos  –  MS,  o  modo  como  se  apresenta  o  entendimento  de  valores  éticos, morais  e  o  senso  de  responsabilidade.  Tem  como  base  a  utilização  do  teatro  de  Ariano Suassuna por entender que,  em seu conteúdo, estão  contidos  pontos que possibilitam discutir o tema proposto. O pesquisador baseia-se também em  teóricos como Sabato Magaldi, Duarte Junior e Paulo Freire,  como sustentação teórica.  A  metodologia  compreende  a  aplicação de um questionário para verificar os valores  morais e éticos e  o  senso de responsabilidade dos estudantes envolvidos  no projeto. A partir disto, o pesquisador escolheu trechos da obra  de Suassuna  e  convidou  os  envolvidos  no  projeto  a  ler  e  discutir  o  conteúdo  das  peças,  bem como o contexto histórico em que foram  escritas  e  o modo  como o autor aborda  esses  valores em sua  obra. Em um segundo  momento, o trabalho consiste  em ensaiar uma cena  para uma representação  teatral  na  escola,  para  suscitar  discussões  sobre  a  relevância  do  teatro  como mediador de conteúdos importantes no contexto escolar.  Essa pesquisa tem como finalidade, também, apresentar e produzir resultados de estudo para, posteriormente ,  compor o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.

Downloads

Publicado

2015-02-20

Como Citar

Melo, Z. L. de, & Furuzato, F. D. (2015). O TEATRO DE SUASSUNA TRANSMITINDO VALORES NA EDUCAÇÃO. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2464

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS