O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM A PARTIR DA VIVÊNCIA DOS ESTAGIÁRIOS
Resumo
O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é um dos momentos em que o estudante tem contato direto com as realidades de saúde da população e com o universo do trabalho, tendo a oportunidade de consolidar os conhecimentos adquiridos durante o curso através da relação teoria- prática, mas, sem a presença constante do professor. Desta forma, entende-se que saber como o estagiário percebeu esse momento possibilita analisar, refletir e, se necessário, rever condutas referentes ao ECS. Assim, teve-se por objetivo descrever as percepções sobre o ECS no curso de graduação em enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) a partir da vivencia dos estagiários. Foi uma pesquisa com abordagem qualitativa, utilizou-se narrativa escrita como instrumento de coleta de dados e análise de conteúdo para a organização dos dados. O público alvo foram 10 alunos matriculados que concluíram o módulo de ECS do curso de enfermagem da UEMS, no ano de 2013. A pesquisa foi aprovada pelo CEP/UFMS Parecer n. 296.896. Dentre as percepções de estágio, destacou-se que o ECS é a imersão do acadêmico no mundo do trabalho, onde podem ter maior contato com a atuação profissional. Quanto às contribuições do ECS destacaram-se o aprendizado sobre a equipe de enfermagem; Constatou-se que no início do ECS, sentiram-se assustados, com medo e insegurança, ansiosos, apreensivos e nervosos, sentimentos foram superados no decorrer do ECS. Quanto às dificuldades encontradas, prevaleceu a de interação com a equipe multiprofissional, principalmente no início. Como sugestão: ter maior flexibilidade para a realização do estágio em relação ao horário; Logo, os sentimentos negativos sobre o ECS no início e as dificuldades foram superadas gradativamente, dando lugar as contribuições para o aprendizado. Os estagiários evidenciaram a importância do ECS na sua formação profissional através da vivência no mundo do trabalho.Publicado
2015-02-10
Como Citar
da Silva, M. M., & Marran, A. L. (2015). O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM A PARTIR DA VIVÊNCIA DOS ESTAGIÁRIOS. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2455
Edição
Seção
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE