O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM A PARTIR DA VIVÊNCIA DOS ESTAGIÁRIOS

Autores

  • Mariana Moreira da Silva UEMS
  • Ana Lúcia Marran

Resumo

O  Estágio  Curricular  Supervisionado  (ECS)  é  um  dos  momentos  em  que o  estudante tem  contato  direto  com  as  realidades  de  saúde  da população e  com  o  universo  do trabalho,  tendo  a  oportunidade  de  consolidar  os conhecimentos  adquiridos  durante  o curso  através  da  relação  teoria- prática,  mas,  sem  a  presença  constante  do  professor. Desta forma, entende-se que saber como o estagiário percebeu esse momento possibilita analisar, refletir e, se necessário, rever condutas referentes ao ECS. Assim, teve-se por objetivo descrever as percepções sobre o ECS no curso de graduação em enfermagem da Universidade  Estadual  de  Mato  Grosso  do  Sul  (UEMS) a  partir  da  vivencia  dos estagiários. Foi  uma  pesquisa  com  abordagem qualitativa,  utilizou-se  narrativa  escrita como  instrumento  de  coleta  de dados  e  análise  de  conteúdo  para  a  organização  dos dados. O público alvo foram 10 alunos matriculados que concluíram o módulo de ECS do  curso  de enfermagem  da  UEMS,  no  ano  de  2013. A  pesquisa  foi aprovada  pelo CEP/UFMS  Parecer  n.  296.896. Dentre  as  percepções  de  estágio, destacou-se  que  o ECS é a imersão do acadêmico no mundo do trabalho, onde podem ter maior contato com  a  atuação  profissional.  Quanto  às  contribuições  do ECS  destacaram-se  o aprendizado  sobre  a  equipe  de  enfermagem; Constatou-se  que  no  início  do  ECS, sentiram-se  assustados,  com  medo  e insegurança,  ansiosos,  apreensivos  e  nervosos, sentimentos foram superados no decorrer do ECS. Quanto às dificuldades encontradas, prevaleceu  a  de interação  com  a  equipe  multiprofissional,  principalmente  no  início. Como sugestão:  ter  maior  flexibilidade  para  a  realização  do  estágio  em relação ao horário; Logo, os sentimentos negativos sobre o ECS no início e as dificuldades foram superadas  gradativamente,  dando  lugar  as  contribuições para  o  aprendizado.  Os estagiários evidenciaram a importância do ECS na sua formação profissional através da vivência no mundo do trabalho.

Downloads

Publicado

2015-02-10

Como Citar

da Silva, M. M., & Marran, A. L. (2015). O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM A PARTIR DA VIVÊNCIA DOS ESTAGIÁRIOS. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2455

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE