O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO EM SAÚDE

Autores

  • Elenita Sureke Abilio UEMS
  • Maria José de Jesus Alves Cordeiro

Resumo

Este  trabalho  é  um  recorte  de  nossa  pesquisa  em  andamento  no Programa  de Mestrado  Profissional  de Ensino  em Saúde da Universidade Estadual de Mato Grosso do  Sul  -  UEMS  sobre  o  currículo  e  a  formação dos  residentes  do  Programa  de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário do HU/UFGD. Neste recorte  provocamos  uma  discussão sobre  a  importância  da  análise  coletiva  das  ações para  a  formação  a partir  do  currículo  proposto  para  o  programa.  A  formação  dos profissionais  de  Saúde  que  atuam  no  SUS  tem  suscitado  sempre  grandes discussões. Essas  estratégias  visam,  principalmente,  contribuir  para  a reorientação  do  modelo, investindo na integralidade da Atenção à Saúde, em conformidade com os princípios e diretrizes  do  SUS.  Isso  implica  em  novos modos  de  fazer  Saúde,  com  redefinição  de responsabilidades  entre  os serviços/gestores,  trabalhadores  e  população.  Apesar  de alguns  avanços,  a formação  dos  profissionais  de  Saúde  ainda  está  muito  distante  da proposta  do  cuidado  integral.  Grande  parte  dos  profissionais  de  Saúde demonstra qualificação  insuficiente  para  as  mudanças  das  práticas.  A necessidade  crescente  de Educação  Permanente  para  esses  profissionais, com  o  objetivo  de  (re)significar  seus perfis de atuação, para implantação e fortalecimento da atenção à Saúde no SUS é umagrande tarefa. No entanto,  o currículo está não só na  abrangência técnica, voltada aos métodos,  mas direcionada  por  outras  questões  como  as  sociológicas,  políticas, epistemológicas. Pesquisar sobre a importância do currículo para a formação em saúde é o objetivo da pesquisa., utilizando a pesquisa  de referencial bibliográfico,  qualitativa e descritiva como metodologia . No Projeto Pedagógico verifica-se que está preconizado aoferta  de  possibilidades  de  diálogo  entre o conhecimento  científico,  o  conhecimento técnico,  as  experiências  sociais  e de  trabalho,  a  formação  de  profissionais  críticos, capazes  de  agir  de maneira  ética  e  humanizada,  empenhados  na  compreensão  do contexto histórico-cultural e na transformação da sociedade buscando modos de fazer que se construam na integralidade.  A formação em saúde assume o grande desafio de preparar profissionais com competência técnica e política, dotados de conhecimento não só técnico, mas de percepção e sensibilidade para as questões da vida e da sociedade, devendo estar capacitados para intervir em contextos de incertezas e complexidade.

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Publicado

2015-03-03

Como Citar

Abilio, E. S., & Cordeiro, M. J. de J. A. (2015). O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO EM SAÚDE. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2452

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

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