O MEIO SOCIAL E O DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO NA CRIANÇA, SEGUNDO A ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL
Resumo
O presente trabalho, com referencial na Teoria Histórico -Cultural, tem como objetivo apresentar os estudos preliminares acerca do desenvolvimento humano, realizados durante a Iniciação Cient ífica financiada pela FUNDECT, visando compreender melhor o papel da educação e do processo de aprendizagem para o desencadeamento dos processos de desenvolvimento psíquico do homem. Tal revisão bibliográfica, considerando especialmente Leontiev (1978) e Mello (2010), insere-se na pesquisa "OBSERVATÓRIO DA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: cotidiano escolar entre saberes e desencontros das práticas pedagógicas de socialização e de prevenção da violência nas escolas de Ensino Fundamental e Médio”. Ao transformar a natureza, o homem também se transforma, ou seja, é um processo dialético. O homem está sempre criando novas expectativas, novas necessidades, planejando outras ações, e com isso vai adequando o meio de acordo com aquilo que deseja, potencializando seus conhecimentos e desenvolvendo a sua consciência e capacidade de adquirir cada vez mais o que necessita para sua existência humana. A partir da consciência socialmente constituída é que o homem se torna um ser social, com um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade. É por meio desta consciência, tanto social quanto individual, que ele conseguiu evoluir, e essa evolução é devida à sua organização, atividades coletivas e sua capacidade de realizar trabalhos em grupos. Portanto, a importância do meio social e material para o desenvolvimento do psiquismo da criança é grande, a influência do meio em que a criança está inserida culturalmente é que vai determinar a formação da sua conduta social, seja ela solidária, cooperativa ou violenta. É pela prática e o conhecimento de mundo que o homem constrói a sua consciência, é quando ele se apropria da cultura e cria uma consciência histórica, com concepções, valores e humanização.Publicado
2015-02-19
Como Citar
Silveira, L. A. M. da, & Santana, M. S. R. (2015). O MEIO SOCIAL E O DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO NA CRIANÇA, SEGUNDO A ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2449
Edição
Seção
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS