MEMÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO DA INFÂNCIA EM PARANAÍBA/MS: FONTES PARA UM ESTUDO DA ESCOLA PRIMÁRIA RURAL
Resumo
Este trabalho de pesquisa de Iniciação Científica, financiada com bolsa PIBIC/CNPq, consiste em apresentar resultados da pesquisa realizada no período de agosto de 2013 a julho de 2014, em que se buscou investigar as memórias de escolarização de ex- alunos da escola primária rural em Paranaíba/MS. A metodologia usada é a História Oral, que possibilita registrar testemunhos de sujeitos que vivenciaram acontecimentos e tem como técnica, a utilização de entrevistas. As duas entrevistas gravadas e transcritas serão preservadas no Centro de Documentação e Memória da Educação Sul-Mato-Grossense e Brasileira (CEDOCMS), localizado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul UEMS/Unidade Universitária de Paranaíba, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da educação (GEPHEB). O objetivo da pesquisa consiste em contribuir para a produção de uma história da escolarização da infância em Mato Grosso do Sul e no Brasil, a partir de uma história local resgatada na coletividade da memória individual. Dos resultados obtidos, podese sintetizar: a escola primária rural vivida na memória de ex- alunos era uma escola caracterizada pela falta de recursos materiais, financeiros e pedagógicos, mas por mais que a qualidade do ensino e sua estrutura fossem precárias, davam subsídios para aqueles que almejavam aprender, tendo sido parte responsável pela escolarização significativa da população de Paranaíba/MS.Publicado
2015-02-20
Como Citar
Leal, R. dos S. L., & Bertoletti, E. N. M. (2015). MEMÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO DA INFÂNCIA EM PARANAÍBA/MS: FONTES PARA UM ESTUDO DA ESCOLA PRIMÁRIA RURAL. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2439
Edição
Seção
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS