MEMÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO DA INFÂNCIA EM PARANAÍBA/MS: FONTES PARA UM ESTUDO DA ESCOLA PRIMÁRIA RURAL

Autores

  • Rute dos Santos Lemos Leal
  • Estela Natalina Mantavoni Bertoletti

Resumo

Este trabalho de pesquisa de Iniciação Científica, financiada com bolsa PIBIC/CNPq, consiste em apresentar resultados da pesquisa realizada no período de agosto de 2013 a julho de 2014, em que se  buscou investigar as memórias de escolarização de ex- alunos da escola primária rural em Paranaíba/MS. A metodologia usada é a História Oral, que possibilita registrar testemunhos de sujeitos que vivenciaram acontecimentos e tem como técnica, a utilização de entrevistas.  As  duas  entrevistas  gravadas  e  transcritas  serão  preservadas  no  Centro  de Documentação  e  Memória  da  Educação  Sul-Mato-Grossense  e  Brasileira  (CEDOCMS), localizado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul UEMS/Unidade Universitária de Paranaíba,  vinculado  ao  Grupo  de  Estudos  e  Pesquisas  em  História  e  Historiografia  da educação (GEPHEB). O objetivo da pesquisa consiste em contribuir para a produção de uma história da escolarização da infância em Mato Grosso do Sul e no Brasil, a partir de uma história local resgatada na coletividade da memória individual. Dos resultados obtidos, podese  sintetizar:  a  escola  primária  rural  vivida  na  memória  de  ex-  alunos  era  uma  escola caracterizada pela falta de recursos materiais, financeiros e pedagógicos, mas por mais que a qualidade do ensino e sua estrutura fossem precárias, davam subsídios para aqueles que almejavam  aprender,  tendo  sido  parte  responsável  pela  escolarização  significativa  da população de Paranaíba/MS.

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Publicado

2015-02-20

Como Citar

Leal, R. dos S. L., & Bertoletti, E. N. M. (2015). MEMÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO DA INFÂNCIA EM PARANAÍBA/MS: FONTES PARA UM ESTUDO DA ESCOLA PRIMÁRIA RURAL. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2439

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS