MEMÓRIAS DA INFÂNCIA E DA ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS NEGRAS NO LESTE DE MATO GROSSO (1940-1970)

Autores

  • Iris Cristina Gomes do Nascimento Ferreira
  • Ademilson Batista Paes

Resumo

O  presente  trabalho  é  resultante  de  pesquisa  de  Iniciação  Cientifica  (com  bolsa), vinculada ao Programa PIBIC/CNPq/UEMS, cujo objeto central foi o de compreender e problematizar a trajetória da infância e da escolarização de crianças negras no leste de Mato Grosso do Sul. Outro objetivo foi o de contribuir para os estudos que contemplem a história da infância dessas crianças no espaço geográfico do estado. Na fase inicial da IC,  foi  desenvolvida  uma  ampla  busca  e  localização  de  sujeitos  (homens  e  mulheres) que pudessem ser envolvidos na ação. Após mapeamento, foram definidos como recorte amostral, um total de oito (08) sujeitos que foram entrevistados de conformidade com os aportes teórico-metodológicos da História Oral (HO). As entrevistas foram realizadas a  partir  de  roteiro  elaborado  sobre  os  eixos  infância  e  escolarização.  A  delimitação temporal foi eleita de 1940-1970, tendo em vista a faixa etária dos entrevistados. Em termos gerais, foram detectados entre outros fatores, problemas envolvendo a trajetória escolar  dos  sujeitos,  sobretudo  na  interrupção  dos  estudos  (escola  primária)  para acompanhar  os  pais  nos  trabalhos  para  os  quais  estes  eram  contratados,  como  por exemplo, mudança da cidade para o campo ou zona rural. Outro aspecto desvelado foi o do  envolvimento  deles,  enquanto  crianças,  em  pequenos  trabalhos  domésticos  ou  em auxílio aos pais. Assim, fica  evidente que as questões  econômicas  e sociais  foram de certa forma determinantes para a escolarização ou não desses elementos.

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Publicado

2015-02-19

Como Citar

Ferreira, I. C. G. do N., & Paes, A. B. (2015). MEMÓRIAS DA INFÂNCIA E DA ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS NEGRAS NO LESTE DE MATO GROSSO (1940-1970). ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2438

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS