MEMÓRIAS DA INFÂNCIA E DA ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS NEGRAS NO LESTE DE MATO GROSSO (1940-1970)
Resumo
O presente trabalho é resultante de pesquisa de Iniciação Cientifica (com bolsa), vinculada ao Programa PIBIC/CNPq/UEMS, cujo objeto central foi o de compreender e problematizar a trajetória da infância e da escolarização de crianças negras no leste de Mato Grosso do Sul. Outro objetivo foi o de contribuir para os estudos que contemplem a história da infância dessas crianças no espaço geográfico do estado. Na fase inicial da IC, foi desenvolvida uma ampla busca e localização de sujeitos (homens e mulheres) que pudessem ser envolvidos na ação. Após mapeamento, foram definidos como recorte amostral, um total de oito (08) sujeitos que foram entrevistados de conformidade com os aportes teórico-metodológicos da História Oral (HO). As entrevistas foram realizadas a partir de roteiro elaborado sobre os eixos infância e escolarização. A delimitação temporal foi eleita de 1940-1970, tendo em vista a faixa etária dos entrevistados. Em termos gerais, foram detectados entre outros fatores, problemas envolvendo a trajetória escolar dos sujeitos, sobretudo na interrupção dos estudos (escola primária) para acompanhar os pais nos trabalhos para os quais estes eram contratados, como por exemplo, mudança da cidade para o campo ou zona rural. Outro aspecto desvelado foi o do envolvimento deles, enquanto crianças, em pequenos trabalhos domésticos ou em auxílio aos pais. Assim, fica evidente que as questões econômicas e sociais foram de certa forma determinantes para a escolarização ou não desses elementos.Publicado
2015-02-19
Como Citar
Ferreira, I. C. G. do N., & Paes, A. B. (2015). MEMÓRIAS DA INFÂNCIA E DA ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS NEGRAS NO LESTE DE MATO GROSSO (1940-1970). ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2438
Edição
Seção
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS