MARCAS REALISTAS NO CONTO “A MORTE DA PORTA ESTANDARTE”, DE ANÍBAL MACHADO

Autores

  • Andressa de Oliveira UEMS
  • Danglei de Castro Pereira

Resumo

O projeto investiga marcas do conto realista na obra de Aníbal Machado, tendo como corpus o conto “A morte da porta estandarte”. O objetivo central é investigar marcas da tradição realista na obra do autor por meio da discussão de ideias de Edgar Allan Poe (2005) no ensaio “Teoria da composição”. Acreditamos que Aníbal Machado absorve como influência a tradição realista e opera no século XX um espaço de reorganização desta  tradição  via  visão antropofágica.  O  trabalho apresentará  considerações  críticas sobre  o  conto tradicional  realista,  tendo como  fonte  teórica  as  considerações  de  Poe (2005)  e  a  presença  da antropofagia,  conforme  os  primeiros modernistas, sobretudo Oswald  de  Andrade (1922).  O  percurso  investigativo  toma  como corpus  o  conto  “A morte da porta estandarte” e investigar aspectos intrínsecos ao conto que possibilitam a explicitação de marcas realistas na narrativa do autor.

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Publicado

2015-02-23

Como Citar

de Oliveira, A., & Pereira, D. de C. (2015). MARCAS REALISTAS NO CONTO “A MORTE DA PORTA ESTANDARTE”, DE ANÍBAL MACHADO. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2433

Edição

Seção

LINGUÍSTICA LETRAS E ARTES