MARCAS REALISTAS NO CONTO “A MORTE DA PORTA ESTANDARTE”, DE ANÍBAL MACHADO
Resumo
O projeto investiga marcas do conto realista na obra de Aníbal Machado, tendo como corpus o conto “A morte da porta estandarte”. O objetivo central é investigar marcas da tradição realista na obra do autor por meio da discussão de ideias de Edgar Allan Poe (2005) no ensaio “Teoria da composição”. Acreditamos que Aníbal Machado absorve como influência a tradição realista e opera no século XX um espaço de reorganização desta tradição via visão antropofágica. O trabalho apresentará considerações críticas sobre o conto tradicional realista, tendo como fonte teórica as considerações de Poe (2005) e a presença da antropofagia, conforme os primeiros modernistas, sobretudo Oswald de Andrade (1922). O percurso investigativo toma como corpus o conto “A morte da porta estandarte” e investigar aspectos intrínsecos ao conto que possibilitam a explicitação de marcas realistas na narrativa do autor.Publicado
2015-02-23
Como Citar
de Oliveira, A., & Pereira, D. de C. (2015). MARCAS REALISTAS NO CONTO “A MORTE DA PORTA ESTANDARTE”, DE ANÍBAL MACHADO. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2433
Edição
Seção
LINGUÍSTICA LETRAS E ARTES