INTERPRETANDO AS DIFICULDADES E AS FACILIDADES DE ALUNOS DE LÍNGUA ESPANHOLA NO CURSO DE LETRAS/ESPANHOL COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 40

Autores

  • Caroline Emanuele Tiago dos Santos UEMS
  • Luís Otávio Batista

Resumo

Este projeto teve por objetivo investigar as facilidades e as dificuldades de alunos com idade  igual  ou  superior  a  40  anos  do  curso  de Letras/Espanhol,  de  uma  universidade pública, de um estado da região Centro-Oeste do Brasil, no sentido de contribuir para os estudos  sobre  a construção  do  conhecimento  em  Língua  Estrangeira,  em  especial,  a Língua Espanhola. A maioria dos alunos com idade igual ou  superior a 40 anos sempre enfatizam em conversas informais que a idade é um fator impossibilitador de aprender uma  Língua  Estrangeira.  Entretanto, acreditamos que  ela  seja  um  fator  que  pode influenciar a aquisição de uma Língua Estrangeira, mas não o único, pois existem outros fatores  intrínsecos  e extrínsecos  que  impedem  ou  não  a  construção  do  conhecimento numa Língua Estrangeira. Diante disso, investigamos por meio dos textos publicados em Linguística Aplicada ao ensino de línguas, outros fatores que impossibilitam o aluno a aprender  uma  segunda  língua,  por  exemplo,  a motivação,  a  ansiedade,  o  medo,  a autoestima, a inibição, a capacidade de correr riscos, o medo de falar em sala, além do fator idade, dentre outros. Para tanto, ao coletar e analisar os dados, verificou-se que os alunos  sequer mencionaram  o  fator  idade  no  que  tange  às  dificuldades  em  aprender espanhol, fato que nos causou estranheza, pois, como dissemos, esse fator era recorrente na visão dos alunos. Além disso, a pesquisa visou descobrir as facilidades que o públicoalvo dessa pesquisa usam para construir conhecimento em Língua Espanhola. Para tanto focalizamos  também  as  facilidades  que esse  público-alvo  têm  para  construir conhecimento em espanhol, pois entendemos que os termos facilidades e dificuldades são dois  processos  que  ora  se  complementam  ora  se  antagonizam,  ou  seja,  não  são  pares dicotômicos, porém dialógicos, tendo vista que acontecem ao mesmo tempo. 

Downloads

Publicado

2015-02-24

Como Citar

dos Santos, C. E. T., & Batista, L. O. (2015). INTERPRETANDO AS DIFICULDADES E AS FACILIDADES DE ALUNOS DE LÍNGUA ESPANHOLA NO CURSO DE LETRAS/ESPANHOL COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 40. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2424

Edição

Seção

LINGUÍSTICA LETRAS E ARTES

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)