INTERPRETANDO AS DIFICULDADES E AS FACILIDADES DE ALUNOS DE LÍNGUA ESPANHOLA NO CURSO DE LETRAS/ESPANHOL COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 40
Resumo
Este projeto teve por objetivo investigar as facilidades e as dificuldades de alunos com idade igual ou superior a 40 anos do curso de Letras/Espanhol, de uma universidade pública, de um estado da região Centro-Oeste do Brasil, no sentido de contribuir para os estudos sobre a construção do conhecimento em Língua Estrangeira, em especial, a Língua Espanhola. A maioria dos alunos com idade igual ou superior a 40 anos sempre enfatizam em conversas informais que a idade é um fator impossibilitador de aprender uma Língua Estrangeira. Entretanto, acreditamos que ela seja um fator que pode influenciar a aquisição de uma Língua Estrangeira, mas não o único, pois existem outros fatores intrínsecos e extrínsecos que impedem ou não a construção do conhecimento numa Língua Estrangeira. Diante disso, investigamos por meio dos textos publicados em Linguística Aplicada ao ensino de línguas, outros fatores que impossibilitam o aluno a aprender uma segunda língua, por exemplo, a motivação, a ansiedade, o medo, a autoestima, a inibição, a capacidade de correr riscos, o medo de falar em sala, além do fator idade, dentre outros. Para tanto, ao coletar e analisar os dados, verificou-se que os alunos sequer mencionaram o fator idade no que tange às dificuldades em aprender espanhol, fato que nos causou estranheza, pois, como dissemos, esse fator era recorrente na visão dos alunos. Além disso, a pesquisa visou descobrir as facilidades que o públicoalvo dessa pesquisa usam para construir conhecimento em Língua Espanhola. Para tanto focalizamos também as facilidades que esse público-alvo têm para construir conhecimento em espanhol, pois entendemos que os termos facilidades e dificuldades são dois processos que ora se complementam ora se antagonizam, ou seja, não são pares dicotômicos, porém dialógicos, tendo vista que acontecem ao mesmo tempo.Publicado
2015-02-24
Como Citar
dos Santos, C. E. T., & Batista, L. O. (2015). INTERPRETANDO AS DIFICULDADES E AS FACILIDADES DE ALUNOS DE LÍNGUA ESPANHOLA NO CURSO DE LETRAS/ESPANHOL COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 40. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2424
Edição
Seção
LINGUÍSTICA LETRAS E ARTES