INSTITUIÇÕES ESCOLARES EM MATO GROSSO DO SUL: MAPEAMENTO E CATALOGAÇÃO DAS FONTES

Autores

  • Iara Figueira Hardoim
  • Kátia Cristina Nascimento Figueira

Resumo

Este  resumo  apresenta  o  resultado  do  projeto  de  iniciação  científica  “Instituições Escolares  de Mato Grosso  do  Sul:  mapeamento  e  catalogação das  fontes” e integra o projeto “Centro de Documentação em Educação, Diversidade Cultural e Linguagens de Mato Grosso do Sul”, aprovado pelo Edital Chamada FUNDECT/CNPq N° 05/2011 –PPP, que tem como objeto a constituição de um Centro de Documentação dotando-o da ampliação  de  seu  acervo,  da  organização,  armazenamento  e  estrutura  para  consulta  e disseminação das informações contidas nas fontes primárias e secundárias. Para tanto, esta pesquisa estabeleceu como recorte o campo da história da educação com ênfase nas Instituições  Escolares.  A  pesquisa  iniciou-se  com  o  levantamento  do  estado  da  arte sobre os  seguintes  temas:  A  produção  da  pesquisa  no  campo  da  educação;  fontes; instituições  escolares  e  Arquivologia,  seguido  de  posterior  leitura  e  fichamento  do material. Após esta etapa, procedemos ao trabalho de campo com o acervo documental da Escola Estadual Joaquim Murtinho, cuja data de criação remonta a 1922, com vistas à constituição das fontes para o referido Centro de Documentação. A ida a campo foi fundamentada  metodologicamente  com  o  suporte  da  História  em  sua  interface  com  a Educação  e  da  Arquivologia,  especificamente  com  a  técnica  documental  da Arquivística, que nos permitiu organizar a documentação em um fundo documental e, dentro dele,  em  séries  documentais.  Os  resultados  alcançados  foram:  levantamento, reprodução e organização de 13 (treze) séries documentais com um total de 2232 (dois mil, duzentos e trinta e dois) documentos textuais dos anos 1930 a 1960 e 107 (cento e sete) fotografias de alunos, professores e gestores da Escola Normal de 1955.

Downloads

Publicado

2015-02-19

Como Citar

Hardoim, I. F., & Figueira, K. C. N. (2015). INSTITUIÇÕES ESCOLARES EM MATO GROSSO DO SUL: MAPEAMENTO E CATALOGAÇÃO DAS FONTES. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2420

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS