INSTITUIÇÕES ESCOLARES EM MATO GROSSO DO SUL: MAPEAMENTO E CATALOGAÇÃO DAS FONTES
Resumo
Este resumo apresenta o resultado do projeto de iniciação científica “Instituições Escolares de Mato Grosso do Sul: mapeamento e catalogação das fontes” e integra o projeto “Centro de Documentação em Educação, Diversidade Cultural e Linguagens de Mato Grosso do Sul”, aprovado pelo Edital Chamada FUNDECT/CNPq N° 05/2011 –PPP, que tem como objeto a constituição de um Centro de Documentação dotando-o da ampliação de seu acervo, da organização, armazenamento e estrutura para consulta e disseminação das informações contidas nas fontes primárias e secundárias. Para tanto, esta pesquisa estabeleceu como recorte o campo da história da educação com ênfase nas Instituições Escolares. A pesquisa iniciou-se com o levantamento do estado da arte sobre os seguintes temas: A produção da pesquisa no campo da educação; fontes; instituições escolares e Arquivologia, seguido de posterior leitura e fichamento do material. Após esta etapa, procedemos ao trabalho de campo com o acervo documental da Escola Estadual Joaquim Murtinho, cuja data de criação remonta a 1922, com vistas à constituição das fontes para o referido Centro de Documentação. A ida a campo foi fundamentada metodologicamente com o suporte da História em sua interface com a Educação e da Arquivologia, especificamente com a técnica documental da Arquivística, que nos permitiu organizar a documentação em um fundo documental e, dentro dele, em séries documentais. Os resultados alcançados foram: levantamento, reprodução e organização de 13 (treze) séries documentais com um total de 2232 (dois mil, duzentos e trinta e dois) documentos textuais dos anos 1930 a 1960 e 107 (cento e sete) fotografias de alunos, professores e gestores da Escola Normal de 1955.Publicado
2015-02-19
Como Citar
Hardoim, I. F., & Figueira, K. C. N. (2015). INSTITUIÇÕES ESCOLARES EM MATO GROSSO DO SUL: MAPEAMENTO E CATALOGAÇÃO DAS FONTES. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2420
Edição
Seção
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS