Infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV): conhecimento de estudantes do curso técnico de enfermagem sobre a doença e as ações de prevenção.

Autores

  • Ana Caroline Putrick Roque Santana UEMS
  • Cássia Barbosa Reis

Resumo

O Papilomavírus Humano (HPV) é transmitido por via sexual e torna-se visível por lesões, como a verruga genital ou crista de galo (SOUSA et al., 2008). Além da via sexual, é transmitido também por via nosocomial, materno fetal, fômites e instrumentos ginecológicos não esterilizados (SILVEIRA et al., 2012). Agostinho (2012) mostrou que 67,8% dos entrevistados já tinham ouvido falar deste vírus, porém apenas 20% identificou como agente responsável de doença sexualmente transmissível (DST), 85,5% relataram que a divulgação sobre HPV não é suficiente. Para tanto, o objetivo deste estudo foi identificar o conhecimento dos futuros técnicos de enfermagem sobre HPV. Foi realizado estudo quantitativo, descritivo, exploratório e transversal, em duas escolas técnicas através de questionário adaptado de Maia (2009) e Agostinho (2012). Os dados foram tabulados em planilha Excel e analisados através do programa Epiinfo.Os resultados mostram que os alunos não fazem relação direta entre a infecção pelo HPV e a incidência de câncer de colo de útero e associam o HPV com a Herpes genital mas não com as verrugas genitais. Acreditam ainda que o exame Papanicolau normal é indicativo de não infecção e que o exame é capaz de diagnosticar o HPV. Ainda que os entrevistados tenham como uma das fonte de informações os profissionais de saúde, o seu conhecimento é precário. Outra fonte importante de informação relatada é a televisão que traz informações fragmentadas levando a equívocos como os encontrados nas respostas desta pesquisa. É essencial que haja investimentos na formação profissional para que o técnico seja mais um identificador de riscos para a infecção por HPV em todas as unidades de saúde.

Downloads

Publicado

2015-02-09

Como Citar

Santana, A. C. P. R., & Reis, C. B. (2015). Infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV): conhecimento de estudantes do curso técnico de enfermagem sobre a doença e as ações de prevenção. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2414

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE