INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE DE UMA ESCOLA AGRÍCOLA DO MUNICÍPIO DE IVINHEMA - MS

Autores

  • Jéssica Oliveira de Souza
  • Cleberton Correia Santos
  • Mayara Camila Soares Santos
  • Emerson Machado de Carvalho
  • Ivo de Sá Motta

Resumo

Indicadores podem ser entendidos como ferramentas constituídas por uma ou mais variáveis que, associados por meio de diversas formas, revelam significados mais amplos sobre os fenômenos, visando  à  sustentabilidade local.  Desta forma, objetivou-se com este trabalho realizar um levantamento de indicadores de sustentabilidade na escola agrícola de Ivinhema  -  MS.  Em primeiro momento foi realizado um diagnóstico visual da  escola  técnica.  Posteriormente  foi  elaborada  uma  tabela  levantando  os  indicadores  de sustentabilidade  e  os  parâmetros  a  serem  utilizados  na  avaliação.  A  metodologia utilizada baseou-se no método MESMIS  –  Marco de avaliação de sistemas de manejo de  recursos  naturais  incorporando  indicadores  de  sustentabilidade  (DEPONTI,  et  al, 2002).    Utilizou-se valores que variaram entre 1, 2 e 3. O valor 3 corresponde ao grau desejado de sustentabilidade, o valor 2 ao grau aceitável de sustentabilidade e o  valor 1 ao grau crítico.  O principal ponto crítico observado foi a baixa diversidade florística da área  de  reserva  legal.  A  medida  mitigadora  seria  a  recomposição  vegetal  através  do plantio de mudas de espécies nativas da  região.  O levantamento realizado foi de suma importância  no  conhecimento  de  práticas  agroecológicas  realizadas  na  área,  e estratégias  que  busquem  a  sustentabilidade  total  do  agroecossistema,  e consequentemente a certificação.

Downloads

Publicado

2015-02-10

Como Citar

Souza, J. O. de, Santos, C. C., Santos, M. C. S., Carvalho, E. M. de, & Motta, I. de S. (2015). INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE DE UMA ESCOLA AGRÍCOLA DO MUNICÍPIO DE IVINHEMA - MS. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2413

Edição

Seção

CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2