INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE DE UMA ESCOLA AGRÍCOLA DO MUNICÍPIO DE IVINHEMA - MS
Resumo
Indicadores podem ser entendidos como ferramentas constituídas por uma ou mais variáveis que, associados por meio de diversas formas, revelam significados mais amplos sobre os fenômenos, visando à sustentabilidade local. Desta forma, objetivou-se com este trabalho realizar um levantamento de indicadores de sustentabilidade na escola agrícola de Ivinhema - MS. Em primeiro momento foi realizado um diagnóstico visual da escola técnica. Posteriormente foi elaborada uma tabela levantando os indicadores de sustentabilidade e os parâmetros a serem utilizados na avaliação. A metodologia utilizada baseou-se no método MESMIS – Marco de avaliação de sistemas de manejo de recursos naturais incorporando indicadores de sustentabilidade (DEPONTI, et al, 2002). Utilizou-se valores que variaram entre 1, 2 e 3. O valor 3 corresponde ao grau desejado de sustentabilidade, o valor 2 ao grau aceitável de sustentabilidade e o valor 1 ao grau crítico. O principal ponto crítico observado foi a baixa diversidade florística da área de reserva legal. A medida mitigadora seria a recomposição vegetal através do plantio de mudas de espécies nativas da região. O levantamento realizado foi de suma importância no conhecimento de práticas agroecológicas realizadas na área, e estratégias que busquem a sustentabilidade total do agroecossistema, e consequentemente a certificação.Publicado
2015-02-10
Como Citar
Souza, J. O. de, Santos, C. C., Santos, M. C. S., Carvalho, E. M. de, & Motta, I. de S. (2015). INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE DE UMA ESCOLA AGRÍCOLA DO MUNICÍPIO DE IVINHEMA - MS. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2413
Edição
Seção
CIÊNCIAS AGRÁRIAS