GRAMÁTICA E QUADRINHOS: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA NOS LIVROS DIDÁTICOS
Resumo
Os métodos utilizados para ensinar a língua portuguesa são muitos. Pretende-se ressaltar, porém, com base na pesquisa de iniciação científica, a importância do uso dos quadrinhos como facilitadores da compreensão da gramática normativa pelo estudante. No entanto, ao analisar os livros didáticos e como esses exploram o método referido, foi percebido que eles aproveitam essa ferramenta pedagógica bem menos do que deveriam. As formas dos desenhos encontrados nos quadrinhos, além de serem as mesmas utilizadas por muitos anos, não evoluem no quesito visual explicativo. Por isso, resolveu-se demonstrar até que ponto estão ajudando e, como fazer para inovar e melhorar o ensino com bases em charges e quadrinhos nos livros didáticos, pontuando os fatores positivos e negativos encontrados nos antigos modelos; a partir disso, será elaborada uma proposta de aprimoramento satisfatório às necessidades dos alunos que serão beneficiados a partir das aplicações dos resultados da pesquisa.Publicado
2015-02-24
Como Citar
da Silva, D. P., & Gomes, N. dos S. (2015). GRAMÁTICA E QUADRINHOS: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA NOS LIVROS DIDÁTICOS. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2408
Edição
Seção
LINGUÍSTICA LETRAS E ARTES