GRAMÁTICA E QUADRINHOS: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA NOS LIVROS DIDÁTICOS

Autores

  • Deliano Pereira da Silva UEMS
  • Nataniel dos Santos Gomes

Resumo

Os métodos utilizados para ensinar a língua portuguesa são muitos. Pretende-se ressaltar, porém, com base na pesquisa de iniciação científica, a importância do uso dos quadrinhos como facilitadores da compreensão da gramática normativa pelo estudante. No entanto, ao analisar os livros didáticos e como esses exploram o método referido, foi percebido  que  eles  aproveitam  essa ferramenta  pedagógica  bem  menos  do  que deveriam.  As  formas  dos desenhos  encontrados  nos  quadrinhos,  além  de  serem  as mesmas utilizadas por muitos anos, não evoluem no quesito visual explicativo. Por isso, resolveu-se  demonstrar  até  que  ponto  estão  ajudando  e,  como  fazer para inovar  e melhorar o ensino com bases em charges e quadrinhos nos livros didáticos, pontuando os  fatores  positivos  e  negativos  encontrados  nos antigos  modelos;  a  partir  disso,  será elaborada uma proposta de aprimoramento satisfatório às necessidades dos alunos que serão beneficiados a partir das aplicações dos resultados da pesquisa.

Downloads

Publicado

2015-02-24

Como Citar

da Silva, D. P., & Gomes, N. dos S. (2015). GRAMÁTICA E QUADRINHOS: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA NOS LIVROS DIDÁTICOS. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2408

Edição

Seção

LINGUÍSTICA LETRAS E ARTES

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)