DEMONSTRAÇÃO TÉCNICA E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO EXTENSIONISTA DO TECNÓLOGO EM AGROECOLOGIA
Resumo
Em busca de um desenvolvimento rural sustentável, devem almejar traçadas estratégias para a formação de novos agentes de assistência técnica e extensão rural de base agroecológica de acordo com a nova ATER, através de metodologias de intervenção e planos de ações que visam o empoderamento e a organização social. Desta forma, objetivou-se com este trabalho articular a percepção agroecológica de alunos de graduação através de uma demonstração técnica de manejo agroecológico fitossanitário e de plantas espontâneas e sua articulação com a formação do agente de ATER. A atividade foi realizada aplicando o diagnóstico rural participativo (DRP) juntamente com a da técnica do discurso do sujeito coletivo (DSC). Foi utilizado um questionário semi-estruturado com 11 perguntas, estas sendo aplicadas ao público alvo (graduandos), e seus depoimentos gravados, posteriormente utilizados para transcrição do discurso. A realização da demonstração técnica na área experimental da UEMS foi de suma relevância para apontar as principais dificuldades dos até então “agentes de transferência de tecnologias” na formação de um agente de ATER agroecológica ou pública.Publicado
2015-02-10
Como Citar
Souza, J. O. de, Dias, S. da S., Santos, C. C., & Carvalho, E. M. de. (2015). DEMONSTRAÇÃO TÉCNICA E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO EXTENSIONISTA DO TECNÓLOGO EM AGROECOLOGIA. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2335
Edição
Seção
CIÊNCIAS AGRÁRIAS