BIBLIOGRAFIA SOBRE ALFABETIZAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL: estudo preliminar
Resumo
O presente trabalho compõe a Bibliografia sobre Alfabetização produzida nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Letras em Mato Grosso do Sul. A temática e o método vinculam-se a uma pesquisa bibliográfica e de levantamento documental, nos cursos de Mestrado e Doutorado de Programas de Pós-Graduação em Educação e Letras, partindo do problema que não há nenhuma pesquisa sobre a alfabetização nesse sentido voltada para o Mato Grosso do Sul, questiona-se: qual a bibliografia sobre alfabetização produzida neste estado? Objetiva-se, neste estudo, contribuir com a ampliação dos conhecimentos sobre alfabetização, de modo a propiciar melhorias na escolarização de crianças no Brasil, a partir de dados sobre o estado. Nossos objetivos específicos são de: realizar levantamento da bibliografia sobre alfabetização produzida em Mato Grosso do Sul; analisar a bibliografia sobre alfabetização produzida no estado e subsidiar pesquisas correlatas. Neste levantamento, foram localizadas 23 referências nos cursos de Mestrado e Doutorado. O programa em Letras desenvolveu uma dissertação e os de Educação, 22 dissertações e teses. Os temas levantados foram educação infantil, ensino nos primeiros anos escolares, professor alfabetizador, formação docente, PROFA, dificuldade do ensino, política educacional, provinha Brasil, livro didático e língua terena. Comparativamente a outros estados do Brasil, a produção sobre alfabetização em Mato Grosso do Sul é ainda recente e pequena, podendo ser considerada insuficiente para a produção de conhecimento sobre o tema no Brasil.Publicado
2015-03-02
Como Citar
Santos, G. P., & Bertoletti, E. N. M. (2015). BIBLIOGRAFIA SOBRE ALFABETIZAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL: estudo preliminar. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2296
Edição
Seção
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS