Avaliação do crescimento juvenil de Macrobrachium brasiliense (Heller, 1862) (Crustacea Decapoda, Palaemonidae) em laboratório.

Autores

  • Larissa Sousa Ronchesel Tagiarolli UEMS
  • Jelly Makoto Nakagaki

Resumo

O  objetivo  deste  trabalho  foi  estudar  o  crescimento  em  função  da presença  ou  não  de substrato  e  com  variações  na  alimentação. Os animais  coletados  em  riachos  locais  foram aclimatados  durante 30  dias antes de ser submetidos  ao  experimento.  Nos experimentos os animais foram mantidos em potes transparentes de 500 ml individualmente. Foram realizados dois experimentos no primeiro cada indivíduo foi colocado em potes separados contendo um pedaço de cano PVC para abrigo ao animal, sendo parte com substrato e outro sem substrato, a alimentação  ad libitum  foi composto  de  ração  floculada  para  peixes  ornamentais.  Foi observado que o tamanho médio dos animais sem substrato foi de 3,31 ± 0,83mm de CC (14 indivíduos) e com substrato de 4,25 ± 1,4mm de CC (16 indivíduos), a temperatura máxima observada  foi de  28,26ºC e a mínima  de  25,52ºC e umidade máxima  de  0,69 e  mínima de 0,55; no segundo experimento realizado com substrato procedeu-se a variação na alimentação ad libitum composta de cenoura ralada para  10  indivíduos e fragmentos de  musculatura de peixe para os outros 10 animais. Não foi possível uma avaliação, pois a taxa de mortalidade foi  muito elevada  neste  experimento  (60%)  e  baixa frequencia de  muda. A  temperatura máxima observada neste caso foi de 29,44ºC e mínima de 23,37ºC e a umidade máxima de0,96% e  mínima  de  0,54%, conclui-se que no  experimento  com  ração os  indivíduos  que estavam nos potes sem substrato tiveram uma pequena vantagem no crescimento em relação aos que estavam no pote com substrato, que foi de 0,94mm e 0,57mm.

Downloads

Publicado

2015-02-10

Como Citar

Tagiarolli, L. S. R., & Nakagaki, J. M. (2015). Avaliação do crescimento juvenil de Macrobrachium brasiliense (Heller, 1862) (Crustacea Decapoda, Palaemonidae) em laboratório. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2294

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)