Avaliação da Percepção do Meio Ambiente por alunos do Ensino Fundamental de duas escolas da rede pública estadual do município de Dourados, Mato Grosso do Sul
Resumo
O homem interage com o meio ambiente constantemente, surgindo assim a necessidade de estudar essa relação, podendo-se usar a percepção como um dos meios de estudo, por ela estar acompanhada da atribuição de valores e tomadas de posições. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi discutir comparativamente a percepção dos alunos de 6° ano do Ensino Fundamental de duas escolas do município de Dourados – MS. Para preparar e motivar os alunos para o trabalho foi feita uma conversa com eles e passado um vídeo demonstrando alguns aspectos da degradação ambiental, depois eles tiveram cerca de 40 minutos para fazer um desenho que caracterizasse o meio ambiente ao redor da escola de acordo com a sua percepção. Feitos os desenhos, os alunos foram convidados a elencar um elemento do meio ambiente considerado importante para ele. Os resultados foramanalisados de maneira quali/quantitativa, onde os principais elementos foram agrupados em tabelas para melhor visualização dos resultados. Em ambas as escolas trabalhadas houve predominância dos elementos naturais nas representações e nos elementos elencados pelos estudantes, reforçando a hipótese de que os alunos possuem uma visão naturalista do meio ambiente. De modo geral, não houve diferenças importantes no nível de conhecimento dos alunos das duas escolas.Publicado
2015-02-10
Como Citar
Pereira, J. N., Mansur, C. de B., & Alves, M. A. M. (2015). Avaliação da Percepção do Meio Ambiente por alunos do Ensino Fundamental de duas escolas da rede pública estadual do município de Dourados, Mato Grosso do Sul. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2291
Edição
Seção
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE