Avaliação da Percepção do Meio Ambiente por alunos do Ensino Fundamental de duas escolas da rede pública estadual do município de Dourados, Mato Grosso do Sul

Autores

  • Jaqueline Nunes Pereira UEMS
  • Cynthia de Barros Mansur
  • Maria Aparecida Martins Alves

Resumo

O homem interage com o meio ambiente constantemente, surgindo assim a necessidade de estudar essa relação, podendo-se usar a percepção como um dos meios de estudo, por ela estar acompanhada da atribuição de valores e tomadas de posições. Dessa forma, o objetivo do  presente  trabalho  foi  discutir comparativamente  a  percepção  dos  alunos  de  6°  ano  do Ensino Fundamental  de  duas  escolas  do  município  de  Dourados  –  MS.  Para preparar  e motivar  os  alunos  para  o  trabalho  foi  feita  uma  conversa com eles  e  passado  um  vídeo demonstrando  alguns  aspectos  da  degradação ambiental,  depois  eles  tiveram  cerca  de  40 minutos para fazer um desenho que caracterizasse  o meio ambiente ao redor da escola  de acordo com a sua percepção. Feitos os desenhos, os alunos foram convidados a  elencar um elemento  do  meio  ambiente  considerado  importante  para  ele.  Os resultados  foramanalisados de maneira quali/quantitativa, onde os principais elementos  foram agrupados em tabelas  para  melhor  visualização  dos resultados.  Em  ambas  as  escolas  trabalhadas  houve predominância dos elementos naturais nas representações e nos elementos elencados pelos estudantes, reforçando a hipótese de que os alunos possuem uma visão naturalista do meio ambiente.  De modo geral, não houve diferenças importantes no nível de conhecimento dos alunos das duas escolas.

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Publicado

2015-02-10

Como Citar

Pereira, J. N., Mansur, C. de B., & Alves, M. A. M. (2015). Avaliação da Percepção do Meio Ambiente por alunos do Ensino Fundamental de duas escolas da rede pública estadual do município de Dourados, Mato Grosso do Sul. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2291

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE