AVALIAÇÃO DO PROCESSO EDUCATIVO EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NA PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Autores

  • Rita de Souza Claudino UEMS
  • Rogério Dias Renovato

Resumo

A Educação Permanente em Saúde pode ser definida como o processo educativo que  coloca  o  cotidiano  do  trabalho  em  saúde  sob  análise,  e  que  se caracteriza  pelas relações concretas que operam realidades, levando à construção de espaços coletivos em prol  da  reflexão  e  avaliação  de  sentido dos  atos  produzidos  no  dia  a  dia.  Sob  essa perspectiva,  a  Educação Permanente  em  Saúde  ocorre  na  intersecção  da  atualização cotidiana  das práticas,  com  base  em  aportes  teóricos,  metodológicos,  científicos  e tecnológicos disponíveis. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar o processo educativo em assistência  farmacêutica  na  perspectiva  das  redes  de atenção em  saúde.  Tratou-se  de pesquisa  descritiva,  exploratória  e  de  corte transversal.  O  local  da  investigação  foi  a atenção  primária  do  município de  Dourados,  MS,  sendo  os  sujeitos,  os farmacêuticos integrantes das oficinas educativas. Esse estudo está  vinculado a um projeto de pesquisa maior, cujo título é “Educação Permanente em Assistência Farmacêutica na perspectiva das  Redes  de  Atenção  à  Saúde”.  Os  sujeitos foram caracterizados  em  idade,  sexo, formação  inicial,  formação continuada  e tempo  de  inserção  profissional.  Participaram nove farmacêuticos,  sendo oito  mulheres  e  um  homem,  a  média  de  idade  foi de  32  anos,  o tempo de inserção na APS foi em torno de 6 anos, e todos realizaram curso de especialização, sendo que uma farmacêutica apresenta mestrado.  A avaliação do processo educativo deu-se através  de  instrumento com  questões  sobre  o conteúdo,  estratégias  metodológicas, autoavaliação, material  didático, infraestrutura  e  sobre  o  instrumento  avaliativo. Também continha  espaço para sugestões e observações. Através das oficinas educativas os  farmacêuticos  foram  levados  a  refletir  sobre  a  organização e  estruturação  da assistência farmacêutica na perspectiva das redes de atenção á saúde.  Os resultados da avaliação  foram favoráveis, sendo um espaço para escuta, apoio, reflexão e ampliação do conhecimento. 

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Publicado

2015-02-10

Como Citar

Claudino, R. de S., & Renovato, R. D. (2015). AVALIAÇÃO DO PROCESSO EDUCATIVO EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NA PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2289

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

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