AVALIAÇÃO DO PROCESSO EDUCATIVO EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NA PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA
Resumo
A Educação Permanente em Saúde pode ser definida como o processo educativo que coloca o cotidiano do trabalho em saúde sob análise, e que se caracteriza pelas relações concretas que operam realidades, levando à construção de espaços coletivos em prol da reflexão e avaliação de sentido dos atos produzidos no dia a dia. Sob essa perspectiva, a Educação Permanente em Saúde ocorre na intersecção da atualização cotidiana das práticas, com base em aportes teóricos, metodológicos, científicos e tecnológicos disponíveis. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar o processo educativo em assistência farmacêutica na perspectiva das redes de atenção em saúde. Tratou-se de pesquisa descritiva, exploratória e de corte transversal. O local da investigação foi a atenção primária do município de Dourados, MS, sendo os sujeitos, os farmacêuticos integrantes das oficinas educativas. Esse estudo está vinculado a um projeto de pesquisa maior, cujo título é “Educação Permanente em Assistência Farmacêutica na perspectiva das Redes de Atenção à Saúde”. Os sujeitos foram caracterizados em idade, sexo, formação inicial, formação continuada e tempo de inserção profissional. Participaram nove farmacêuticos, sendo oito mulheres e um homem, a média de idade foi de 32 anos, o tempo de inserção na APS foi em torno de 6 anos, e todos realizaram curso de especialização, sendo que uma farmacêutica apresenta mestrado. A avaliação do processo educativo deu-se através de instrumento com questões sobre o conteúdo, estratégias metodológicas, autoavaliação, material didático, infraestrutura e sobre o instrumento avaliativo. Também continha espaço para sugestões e observações. Através das oficinas educativas os farmacêuticos foram levados a refletir sobre a organização e estruturação da assistência farmacêutica na perspectiva das redes de atenção á saúde. Os resultados da avaliação foram favoráveis, sendo um espaço para escuta, apoio, reflexão e ampliação do conhecimento.Publicado
2015-02-10
Como Citar
Claudino, R. de S., & Renovato, R. D. (2015). AVALIAÇÃO DO PROCESSO EDUCATIVO EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NA PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2289
Edição
Seção
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE