AVALIAÇÃO DA VARIAÇÃO DE HIDROCARBONETOS CUTICULARES EM DIFERENTES POPULAÇÕES DA VESPA MISCHOCYTTARUS CONSIMILIS ZIKÁN (HYMENOPTERA, VESPIDAE)

Autores

  • Kamylla Balbuena Michelutti UEMS
  • William Fernando Antonialli Junior
  • Claudia Andréa Lima Cardoso

Resumo

Os insetos possuem um sofisticado método de comunicação química, este por sua vez, é fundamental para que os indivíduos de uma mesma colônia sejam capazes de interagir de forma coesa e harmônica. Uma das principais funções desse tipo de comunicação é a capacidade de reconhecimento entre indivíduos da mesma colônia, essa característica permite que os indivíduos reconheçam e expulsem outros indivíduos que tenham a intenção de usurpar recursos provenientes da sua colônia. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo avaliar a variação química existente entre diferentes populações da vespa eussocial Mischocyttarus consimilis. Para a avaliação dos compostos presentes na cutícula das vespas a técnica de cromatografia gasosa com detector de ionização em chama (CG-DIC) foi utilizada. Como resultado é possível perceber que, dentre três diferentes populações analisadas, todos os estágios de desenvolvimento possuem características cuticulares específicas de cada região, dessa forma, possível avaliar que estes compostos, tanto dos imaturos e adultos, quanto dos ninhos variam significativamente entre diferentes populações, o que demonstra que os fatores exógenos são determinantes para compor estes sinais.

Downloads

Publicado

2015-02-26

Como Citar

Michelutti, K. B., Antonialli Junior, W. F., & Cardoso, C. A. L. (2015). AVALIAÇÃO DA VARIAÇÃO DE HIDROCARBONETOS CUTICULARES EM DIFERENTES POPULAÇÕES DA VESPA MISCHOCYTTARUS CONSIMILIS ZIKÁN (HYMENOPTERA, VESPIDAE). ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2276

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>