AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E O ENSINO DA LÍNGUA LATINA: UMA QUESTÃO DE METODOLOGIAS POSSÍVEIS
Resumo
Diante do desafio de compilar metodologias para o ensino da língua latina, reconhecendo anecessidade de reformular seu ensino, no que tange ao ensino superior (Cursos de Letras) este trabalho teve como objetivo fomentar o uso de algumas tecnologias e abordagens linguísticas a fim de possibilitar um ensino mais produtivo e mais dinâmico. Para tal fim, realizamos um levantamento de materiais disponíveis em latim na Web dentre os quais destacamos a Bíbliatoda escrita em inglês e latim por versículo, também um texto sobre a história de Roma, os reis, as guerras púnicas, a guerra civil e a batalha em Alexandria além de um site com 54 histórias de personalidades que se destacaram quando Roma ainda era um país dominante. A metodologia de ensino será realizado de duas formas, a primeira, de acordo com João Bortolanza, ir direto ao texto, com auxílio de tabelas, identificando o núcleo da oração, depoisdestacar as cláusulas de ligação e por fim as formas reduzidas de um verbo e de uma cláusula, a segunda será de acordo com Kleiman, 2002, ativando o conhecimento prévio e de mundo na tradução de textos além de contar com o auxilio do dicionário de latim online na tradução de palavras e expressões, uma vez que o uso do computador e internet aliado a estratégias de leitura resultará em um aprendizado mais profícuo.Publicado
2015-02-24
Como Citar
Correia, K. C. de S., & dos Santos, C. P. (2015). AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E O ENSINO DA LÍNGUA LATINA: UMA QUESTÃO DE METODOLOGIAS POSSÍVEIS. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2261
Edição
Seção
LINGUÍSTICA LETRAS E ARTES