ANÁLISE DA PRESENÇA FEMININA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UEMS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Ana Kely Rufino Souza
  • Maria de Fátima Oliveira Mattos Grassi

Resumo

O Ingresso de mulheres, nos últimos anos, nos cursos superiores das áreas de exatas e em especial nos cursos de Física, tem sido tema de congressos e debates, devido desde os primórdios das ciências, o cálculo ser visto como uma área de interesse masculino, e essa mudança no pensamento da sociedade, traz consigo desafios e barreiras que destaca a importância deste estudo. O trabalho teve como objetivo procurar entender o porquê do número de mulheres cursando nas áreas de exatas tem aumentado significativamente nos últimos anos na sociedade brasileira contemporânea e os desafios por elas enfrentados. Para a realização do trabalho, este analisou um grupo de mulheres que cursaram o 4° ano do ensino superior do curso de Física na Instituição pública Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS no ano de 2012. Trata-se de um estudo exploratório, de caráter descritivo, pautado na abordagem quali-quantitativa, desenvolvido através de pesquisa bibliográfica, bem como a aplicação de um questionário sócio-cultural à doze alunas universitárias. Os dados desta pesquisa foram analisados, por meio de números absolutos, faz-se também uma  breve  exposição  de  como  a  literatura  especializada  tem  explicado  a  pequena  e estagnada  presença  das  mulheres  na  física.  O  trabalho  mostra  que  a  participação  das mulheres tem crescido, embora ainda haja uma desigualdade, revelando que na sociedade brasileira  contemporânea  as  mulheres  estão  cada  vez  mais  buscando  na  conclusão  do ensino superior das áreas de exatas, a oportunidade de mudarem seus projetos de vida, família e casamento. Desejam ser percebidas como indivíduos capazes de fazer escolhas e tomar decisões. 

Downloads

Publicado

2015-02-13

Como Citar

Souza, A. K. R., & Grassi, M. de F. O. M. (2015). ANÁLISE DA PRESENÇA FEMININA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UEMS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2244

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)