ANÁLISE DA PRESENÇA FEMININA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UEMS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Resumo
O Ingresso de mulheres, nos últimos anos, nos cursos superiores das áreas de exatas e em especial nos cursos de Física, tem sido tema de congressos e debates, devido desde os primórdios das ciências, o cálculo ser visto como uma área de interesse masculino, e essa mudança no pensamento da sociedade, traz consigo desafios e barreiras que destaca a importância deste estudo. O trabalho teve como objetivo procurar entender o porquê do número de mulheres cursando nas áreas de exatas tem aumentado significativamente nos últimos anos na sociedade brasileira contemporânea e os desafios por elas enfrentados. Para a realização do trabalho, este analisou um grupo de mulheres que cursaram o 4° ano do ensino superior do curso de Física na Instituição pública Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS no ano de 2012. Trata-se de um estudo exploratório, de caráter descritivo, pautado na abordagem quali-quantitativa, desenvolvido através de pesquisa bibliográfica, bem como a aplicação de um questionário sócio-cultural à doze alunas universitárias. Os dados desta pesquisa foram analisados, por meio de números absolutos, faz-se também uma breve exposição de como a literatura especializada tem explicado a pequena e estagnada presença das mulheres na física. O trabalho mostra que a participação das mulheres tem crescido, embora ainda haja uma desigualdade, revelando que na sociedade brasileira contemporânea as mulheres estão cada vez mais buscando na conclusão do ensino superior das áreas de exatas, a oportunidade de mudarem seus projetos de vida, família e casamento. Desejam ser percebidas como indivíduos capazes de fazer escolhas e tomar decisões.Publicado
2015-02-13
Como Citar
Souza, A. K. R., & Grassi, M. de F. O. M. (2015). ANÁLISE DA PRESENÇA FEMININA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UEMS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2244
Edição
Seção
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS