A TRANSFERÊNCIA DA LÍNGUA MATERNA NA AQUISIÇÃO/APRENDIZAGEM DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: O CASO DO INFINITIVO FLEXIONADO

Autores

  • Natalia Aparecida Dante Cavichioli UEMS
  • Angela Karina Manfio

Resumo

O infinitivo é a forma impessoal do verbo, tanto no Português quanto no Espanhol. No entanto,  a  Língua Portuguesa compreende  duas classes  de infinitivo: o impessoal,  em que não há flexão de concordância, e o pessoal, que está ligado às pessoas do discurso e apresenta flexão número-pessoal, exceto na primeira e terceira pessoas do singular. Já a Língua  Espanhola apresenta  apenas  o  infinitivo  impessoal,  sendo  inexistente  o flexionado. Portanto, durante o ano de 2013/2014, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso Sul, desenvolvemos um projeto que comprovou o uso do infinitivo flexionado, característico da Língua Materna,  em textos escritos por aprendentes brasileiros do 4º ano  do  Curso  de  Letras  da  UEMS.  Após  tal constatação,  nossos  objetivos  foram: detectar a  frequência  e  os  casos  em que  ocorreram  estas  transferências  e  elaborar atividades  que  auxiliarão  os alunos  a  sanar  suas  dúvidas  quanto  aos  mecanismos  da Língua-alvo  que são  equivalentes  ao  infinitivo  flexionado  do  Português.  Nossa metodologia foi  embasada  nos  preceitos  da  Análise  de  Erros  idealizada  por  Corder (1967) e na análise qualitativa dos dados que compõem o corpusdo trabalho, coletado longitudinalmente  por  amostragem ao  longo  do  último  semestre de  estudo  formal  da referida  Língua  Estrangeira. Houve  casos  de transferência  em  orações  concessivas, condicionais, causais e, majoritariamente, nas finais introduzidas por para (que). Dessa forma, elaboramos  exercícios  gramaticais,  de  acordo  com  a  tipologia  de  Besse e Porquier  (1984),  que  englobam  as  ocorrências  constatadas  sob  diferentes enfoques, a fim de contemplar as variadas estratégias de aprendizagem empregadas pelos estudantes de Espanhol como Língua Estrangeira. 

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Publicado

2015-02-24

Como Citar

Cavichioli, N. A. D., & Manfio, A. K. (2015). A TRANSFERÊNCIA DA LÍNGUA MATERNA NA AQUISIÇÃO/APRENDIZAGEM DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: O CASO DO INFINITIVO FLEXIONADO. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2232

Edição

Seção

LINGUÍSTICA LETRAS E ARTES