A PEDAGOGIA NEGATIVA NOS CONTOS DE MACHADO DE ASSIS

Autores

  • Tatiana Vicente Ferreira Garcia UEMS
  • Lucilene Soares da Costa

Resumo

O  presente  projeto  propôs investigar  a  pedagogia negativa presente  nos contos  de Machado de Assis, para isso selecionamos alguns contos como “Umas férias”, “Conto de  escola”,  “Teoria  do  medalhão  e  “O  caso  da vara”,  em que  há  uma  evidencia significativa destapedagogia negativa ou pedagogia danegatividade,e a maneira como o autor evidencia a escola e as instâncias formativas de seu tempo. Para tanto, buscou-se fundamentação teórica na história das ideias pedagógicas do período, na historiografia literária  e  na análise  minuciosa  da  obra  do  escritor  fluminense.A  pesquisa  analisa, portanto aquilo  que  chamamos,  provisoriamente,  de pedagogianegativa em contos  de Machado  de  Assis.  Denominação que diz  respeito  não  só  à forma pessimista  como a escola  é  representada  nas  narrativas machadianas, caso  de  “Conto  de  escola”, “Umas férias” etc., mas também às práticas ambíguas com que alguns indivíduos que deveriam instruir os jovens, acabam veiculando equívocas lições de moral. É o caso de “A teoria do  medalhão”,  no qual  o  discurso  do  pai  faz  uso  de  uma retórica  pedagógica para vincular  ensinamentos  de  como  ascender  socialmente  sem  esforço  ou trabalho. Ao longo da pesquisa, houve um levantamento dos dados históricos do cenário do século XIX. Bem como a compreensão da educação que Machado de Assis retratava em seus contos.   E  para  maior  desenvoltura  contextual, atentamos  para  a  leitura  do  texto O Legado  Educacional  do  Século  XIX, organizado  por  Dermeval  Saviani  e  outros pesquisadores, que apresenta basicamente os quatro períodos primordiais da história da educação brasileira. 

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Publicado

2015-02-24

Como Citar

Garcia, T. V. F., & da Costa, L. S. (2015). A PEDAGOGIA NEGATIVA NOS CONTOS DE MACHADO DE ASSIS. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2225

Edição

Seção

LINGUÍSTICA LETRAS E ARTES

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