A IMPORTÂNCIA DOS BRINQUEDOS PRODUZIDOS PELAS CRIANÇAS GUARANI KAIOWÁ DA ALDEIA PORTO LINDO NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS E REPRESENTAÇÕES CULTURAIS

Autores

  • Brenda Maria Alves Cordeiro
  • Beatriz dos Santos Landa

Resumo

Este projeto teve como foco entender qual é a representação e importância do brinquedo para a criança indígena. A ideia era editar as expressões e experiências das crianças durante o uso e produção de seus brinquedos não só pelo olhar da pesquisadora, mas também pela perspectiva da  própria  criança.  A  proposta  original  era  fazer  um  levantamento  sobre  os  brinquedos  e brincadeiras que as crianças indígenas da aldeia Porto Lindo constroem e qua l a representação e importância dos brinquedos que são produzidos pelas mesmas  cm destaque para as de 4 a 7 anos. A pesquisa teve que ser alterada por conta dos conflitos de retomada de terra   na região, envolvendo  os  índios  Guarani  e  os  proprietários  dos  locais  reivindicados  por  eles  como tradicionais. As visitas e atividades de campo  previstas  para serem realizadas no local, foram em número menor,  algumas vezes  indicadas  pelos próprios professores que atuam na escola e outros  membros,  tendo  em  vista  as  atividades  realizadas  na  comunidade  para  tratar  da questão.  Nas  visitas  realizadas,  houve  um  processo  de  observação,  produção  de  dados,  e realização  de  oficinas  com  as  crianças.  Nas  oficinas,  as  crianças  mostraram  através  dos desenhos  suas  perspectivas  de  brincar,  o  que  gostam,  o  que  as  diverte,  com  quem,  como  e onde  brincam.  A  ideia  é  que  este  projeto  de  pesquisa  contribua  em  trabalhos  futuros  na mesma temática,  e como mais um elementos para contribuir na compreensão dos Guarani e Kaiowá, respeitando sua diferença cultural.

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Publicado

2015-02-13

Como Citar

Cordeiro, B. M. A., & Landa, B. dos S. (2015). A IMPORTÂNCIA DOS BRINQUEDOS PRODUZIDOS PELAS CRIANÇAS GUARANI KAIOWÁ DA ALDEIA PORTO LINDO NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS E REPRESENTAÇÕES CULTURAIS. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2222

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS