A FORMAÇÃO DA CONDUTA DA CRIANÇA, NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
Resumo
O agravamento dos casos de violência nas escolas nos últimos anos tem chamado a atenção das pessoas e despertado o interesse de pesquisadores para compreender suas causas e seus efeitos sobre os alunos, tornando-se um dos desafios da atualidade para os professores, pois emerge como um problema para o ensino e a aprendizagem. Esta pesquisa tem por objetivo, por meio da pesquisa bibliográfica, compreender como as relações vividas pela criança formam a sua conduta, a fim de compreender o fenômeno da violência a partir da abordagem histórico-cultural. As conclusões parciais a que se chegou com o desenvolvimento desta pesquisa foi a compreensão de que o conceito de Homem e de desenvolvimento humano, oferecido pela teoria histórico-cultural, conduz à concepção de que o trabalho foi o responsável pelo desenvolvimento orgânico e cultural do homem, do quanto esse desenvolvimento depende das condições de vida e do contato com a cultura que é oferecido à criança. Ao compreender que toda conduta da criança é desenvolvida a partir das suas experiências de vida, dos exemplos de conduta que ela tem, a responsabilidade dos adultos na educação das crianças aumenta muito, pela consciência de que a conduta e a personalidade não são naturais, mas historicamente desenvolvidas.Publicado
2015-02-19
Como Citar
Silva, J. A. da, & Santana, M. S. R. (2015). A FORMAÇÃO DA CONDUTA DA CRIANÇA, NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2220
Edição
Seção
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS