A FORMAÇÃO DA CONDUTA DA CRIANÇA, NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Jaciane Aparecida da Silva
  • Maria Silva Rosa Santana

Resumo

O  agravamento  dos  casos  de  violência  nas  escolas  nos  últimos  anos  tem  chamado  a atenção das pessoas e despertado o interesse de pesquisadores para compreender suas causas e seus efeitos sobre os alunos, tornando-se um dos desafios da atualidade para os professores,  pois  emerge  como  um  problema  para  o  ensino  e  a  aprendizagem.  Esta pesquisa tem por objetivo, por meio da pesquisa bibliográfica, compreender como as relações vividas pela criança formam a sua conduta, a fim de compreender o fenômeno da violência a partir  da abordagem histórico-cultural.  As conclusões parciais a que  se chegou  com o desenvolvimento desta pesquisa  foi  a compreensão de que  o conceito de Homem e de desenvolvimento humano,  oferecido pela teoria histórico-cultural, conduz à concepção de que o trabalho foi o responsável pelo desenvolvimento orgânico e cultural do homem, do quanto esse desenvolvimento depende das condições de vida e do contato com a cultura que é oferecido à criança. Ao compreender que toda conduta da criança é desenvolvida a partir das suas experiências de vida, dos exemplos de conduta que ela tem,  a  responsabilidade  dos  adultos  na  educação  das  crianças  aumenta  muito,  pela consciência de que a conduta  e  a personalidade  não  são  naturais, mas historicamente desenvolvidas.

Downloads

Publicado

2015-02-19

Como Citar

Silva, J. A. da, & Santana, M. S. R. (2015). A FORMAÇÃO DA CONDUTA DA CRIANÇA, NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2220

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS