A DIVERSIDADE SEXUAL NA EDUCAÇÃO, ATRAVÉS DAS ARTES CÊNICAS
Resumo
O projeto busca abordar às diferenças encontradas em nossa sociedade, que estão imbuídas de preconceitos e discriminação, espalhadas entre nós, sem que haja o entendimento, o conhecimento do que é ser diferente. Tem como base promover uma discussão em torno da igualdade do ser humano, no seu aspecto da diversidade sexual. Para isso, serão tomadas como referência a biografia e a obra do brasileiro João do Rio (dramaturgo e teatrólogo, 1881-1921) e do russo Nijinski (dançarino, coreógrafo, 1889-1950) para a construção e apresentação de um espetáculo que utilize as linguagens do teatro e da dança como instrumentos de inclusão social no campo arte-educação. A pesquisa foi desenvolvida e apoiada na biografia dos artistas, João do Rio e Nijinski, e em alguns elementos de suas obras.A escolha desses elementos baseou-se a partir do objetivo da pesquisa: a discussão da diversidade sexual na escola. O intuito tornou-se fomentar a inclusão social na educação, tomando como foco e metodologia de trabalho as artes cênicas. O percurso metodológico adotado compreende o estudo da biografia dos artistas supramencionados, sob o prisma da homossexualidade e com a criação de texto teatral para encenação, levado ao conhecimento de alunos de ensino fundamental do 9º ano de uma escola pública na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, para a discussão da inclusão social. Espera-se, com esta pesquisa, o fomento da discussão da inclusão social, no que concerne, especificamente, ao âmbito da diversidade sexual.Publicado
2015-02-19
Como Citar
Calixto, L. A., & Santinho, G. D. D. S. (2015). A DIVERSIDADE SEXUAL NA EDUCAÇÃO, ATRAVÉS DAS ARTES CÊNICAS. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2219
Edição
Seção
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS