A DIVERSIDADE SEXUAL NA EDUCAÇÃO, ATRAVÉS DAS ARTES CÊNICAS

Autores

  • Leonardo Arruda Calixto
  • Gabriela Di Donato Salvador Santinho

Resumo

O projeto busca abordar às diferenças encontradas em nossa sociedade, que estão imbuídas de preconceitos  e  discriminação,  espalhadas  entre  nós,  sem  que  haja  o  entendimento,  o conhecimento do que é ser diferente. Tem como base promover uma discussão em torno da igualdade  do  ser  humano,  no  seu  aspecto  da  diversidade  sexual.  Para  isso,  serão  tomadas como referência a biografia e a obra do brasileiro João do Rio (dramaturgo e teatrólogo, 1881-1921)  e  do  russo  Nijinski  (dançarino,  coreógrafo,  1889-1950)   para  a  construção  e apresentação  de  um  espetáculo  que  utilize  as  linguagens  do  teatro  e  da  dança  como instrumentos  de  inclusão  social  no  campo  arte-educação.  A  pesquisa  foi  desenvolvida  e apoiada na biografia dos artistas, João do Rio e Nijinski, e em alguns elementos de suas obras.A  escolha  desses  elementos  baseou-se  a  partir  do  objetivo  da  pesquisa:  a  discussão  da diversidade  sexual  na  escola.  O  intuito  tornou-se  fomentar  a  inclusão  social  na  educação, tomando  como  foco  e  metodologia  de  trabalho  as  artes  cênicas.  O  percurso  metodológico adotado  compreende  o  estudo  da  biografia  dos  artistas  supramencionados,  sob  o  prisma  da homossexualidade e com a criação de texto teatral para encenação, levado ao conhecimento de  alunos  de  ensino  fundamental  do  9º  ano  de  uma  escola  pública  na  cidade  de  Campo Grande,  Mato  Grosso  do  Sul,  para  a  discussão  da  inclusão  social.  Espera-se,  com  esta pesquisa,  o  fomento  da  discussão  da  inclusão  social,  no  que  concerne,  especificamente,  ao âmbito da diversidade sexual.

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Publicado

2015-02-19

Como Citar

Calixto, L. A., & Santinho, G. D. D. S. (2015). A DIVERSIDADE SEXUAL NA EDUCAÇÃO, ATRAVÉS DAS ARTES CÊNICAS. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2219

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS