A DISCIPLINA NA ESCOLA E NA SALA DE AULA: educação ou repressão
Resumo
Vivemos em uma sociedade de vigilância e a disciplina tornou-se um mecanismo de controle dos indivíduos e a educação nesta sociedade disciplinadora pode oferecer instrumentos de libertação ou de opressão, priorizando mecanismos que favoreçam o convívio social e escolar, de conquista da liberdade em detrimento da punição, da exclusão do processo formativo escolarizado. Este duplo aspecto negativo positivo do poder disciplinar foi tratado por Foucault (1975), em vigiar e punir ao teorizar este fenômeno social, denominando-o como sociedades disciplinares, observado na regulação das práticas punitivas instituídas na escola, de controle e vigilância. Manter a disciplina dos alunos tem se constituído um dos problemas do ensino/aprendizagem, pois nas relações de poder e saber entre os professores e alunos encontram-se divergências e oposições que se não houver maleabilidade e tratamento adequado às situações conflituosas, haverá atitudes de desrespeito, agressões, opressão e violência. Trata-se de pesquisa qualitativa, analisando uma escola pública, sua organização didático/pedagógica, Livro de Ocorrências e Regimento Interno para identificar fatores geradores de indisciplina e repressão na escola. Aplicamos questionário semi-estruturado aos professores e alunos para compreender as tensões existentes nas relações e interações ocorridas na escola. O estudo possibilitou compreender a indisciplina na escola; como os professores lidam com a resolução de conflitos, tendo a educação e a disciplina como um meio de liberdade, transformadora, de formação dos alunos para uma cultura da paz, do viver em sociedade.Publicado
2015-02-13
Como Citar
Magalhães, B. F. G., & Araujo, E. L. de. (2015). A DISCIPLINA NA ESCOLA E NA SALA DE AULA: educação ou repressão. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2217
Edição
Seção
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS