A DISCIPLINA NA ESCOLA E NA SALA DE AULA: educação ou repressão

Autores

  • Bianca Ferreira Garcia Magalhães
  • Elson Luiz de Araujo

Resumo

Vivemos  em  uma  sociedade  de  vigilância  e  a  disciplina  tornou-se  um  mecanismo  de  controle  dos indivíduos e a educação nesta sociedade disciplinadora  pode oferecer instrumentos de libertação ou de opressão, priorizando mecanismos que favoreçam o convívio social e escolar, de conquista da liberdade em detrimento da punição, da exclusão do processo formativo escolarizado. Este duplo aspecto negativo positivo do poder disciplinar foi  tratado por Foucault (1975), em vigiar e punir ao teorizar este fenômeno social,  denominando-o  como  sociedades  disciplinares,  observado  na  regulação  das  práticas  punitivas instituídas na escola, de controle e vigilância. Manter a disciplina dos alunos tem se constituído um dos problemas  do  ensino/aprendizagem,  pois  nas  relações  de  poder  e  saber  entre  os  professores  e  alunos encontram-se  divergências  e  oposições  que  se  não  houver  maleabilidade  e  tratamento  adequado  às situações  conflituosas,  haverá  atitudes  de  desrespeito,  agressões,  opressão  e  violência.  Trata-se  de pesquisa  qualitativa,  analisando  uma  escola  pública,  sua  organização  didático/pedagógica,  Livro  de Ocorrências e Regimento Interno para identificar fatores geradores de indisciplina e repressão na escola. Aplicamos questionário semi-estruturado aos professores e alunos para compreender as tensões existentes nas relações e interações ocorridas na escola. O estudo possibilitou compreender a indisciplina na escola; como os professores lidam com  a resolução de conflitos, tendo a educação e a disciplina como um meio de liberdade, transformadora, de formação dos alunos para uma cultura da paz, do viver em sociedade.

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Publicado

2015-02-13

Como Citar

Magalhães, B. F. G., & Araujo, E. L. de. (2015). A DISCIPLINA NA ESCOLA E NA SALA DE AULA: educação ou repressão. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2217

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS