A CRIANÇA É VIOLENTA OU REAGE A VIOLÊNCIA? ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Andréia Soares Pina
  • Victória Neres Rondon
  • Doracina Aparecida de Castro Araujo

Resumo

As  discussões  sobre  violência  praticada  pelas  crianças  e  contra  as  crianças  são constantes  no  espaço  educacional,  desde  a  Educação  Infantil.  As  crianças  com deficiência que estão chegando nestes espaços têm recebido olhares desconfortantes e preconceituosos,  inclusive  com  a  constante  responsabilização  por  problemas  de violência. O objetivo do estudo foi compreender a relação  entre deficiência, violência e indisciplina no espaço escolar, a partir dos resultados de pesquisas na área da Educação Especial, além de buscar respostar em um espaço de Educação Infantil, para observar e analisar o trabalho realizado pelos educadores com crianças consideradas violentas e/ou indisciplinadas.  Optou-se  por  realizar  um  estudo  de  caso-ação.  Concomitante  ao levantamento dos dados na Educação Infantil foi realizada a pesquisa bibliográfica para subsidiar as análises em todos os momentos a partir de autores que discutem Educação Especial,  Inclusão  Escolar,  Violência,  Indisciplina  e  Educação  Infantil.  Ao  mesmo tempo foram levantados em duas Revistas da área de Educação Especial os resultados de pesquisas que discutam violência, indisciplina e inclusão escolar.  Apesar de o tema ser vasto e complexo, por meio dos artigos levantados foi possível constatar que uma das principais causas dos problemas como dificuldade de relacionamentos, socialização, desenvolvimento  intelectual  ou  educacional  é  proveniente  de  algum  tipo  de  violência que uma criança com deficiência foi vítima em alguma fase de sua vida ou pela família ou pela própria sociedade. Há a necessidade de uma maior conscientização da sociedade em  relação  aos  problemas  ocasionados  às  crianças  decorrentes  de  maus-tratos, preconceito  e  violência.  Essas  crianças  com  deficiência  ou  problemas  de comportamento, são pessoas com direitos iguais aos demais e cabe à sociedade incluílos em seu meio e a escola em seu papel de agente educador deve estar prepar ada para recebê-los,  tendo  educadores  capacitados  e  materiais  adaptados  para  as  necessidades específicas da criança PAEE.

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Publicado

2015-11-09

Como Citar

Pina, A. S., Rondon, V. N., & Araujo, D. A. de C. (2015). A CRIANÇA É VIOLENTA OU REAGE A VIOLÊNCIA? ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ANAIS DO ENIC, (6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/2214

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS